setembro 23, 2013

Frango tropical e Lançamento Satis

Esta semana estive presente na apresentação de um lançamento super bacana da Ajinomoto. Eles estão lançando uma linha de produtos chamada Satis.

Neste evento pudemos conhecer o novo molho Shoyu que está disponível em duas versões. O intenso, que é para preparos que vão ao fogo, pois mesmo depois de aquecido, não perde o sabor. Já o suave, é indicado para preparações frias, saladas, molhos...




É um produto diferente do shoyu usado na culinária oriental e que é extremamente salgado. O Satis foi pensado para ser usado na culinária brasileira e foi aprovadíssimo por todos que estiveram presentes e puderam degustar.

Além das degustações com o novo molho, fomos desafiados a preparar um prato com ingredientes "surpresa". Quem esteve ao meu lado neste desafio foi a querida Monalisa Cavallaro do blog Diário de Receitas sem Lactose. Todos os convidados receberam uma cesta com os mesmos ingredientes e a partir dela deveríamos desenvolver uma receita com proteína, que no nosso caso foi o frango.

Com tantos ingredientes que remetiam a nossa culinária brasileira, não poderíamos batizar o nosso frango com outro nome: Frango Tropical.

Peito de frango marinado no molho shoyu, grelhado e servido com um molho de tomates, banana e castanha do Pará. Eu e a Monalisa ficamos apaixonadas pela nossa invenção e pretendemos repetir muitas e muitas vezes tanto a receita quanto a parceria.

Ingredientes

400g de filé de peito de frango
2 dentes de alho amassados
1/2 cebola picadinha
azeite
1 tomate grande, sem semente, picado em cubinhos
pimenta dedo de moça picadinha, a gosto
50 ml de molho shoyu Satis intenso
1/2 copo de vinho branco (usamos espumante)
1 banana em rodelas
5 castanhas do Pará fatiadas
cebolinha a gosto

Coloque os filés de frango para marinar em metade do molho shoyu e reserve. Para esta receita usamos os filés cortados ao meio, mais finos. Também não usamos sal, apenas o shoyu, mas se você é chegado em uma comidinha mais salgada, aconselho a usar um pouco de sal para temperar os filés.

Para o molho, em uma panela, coloque um fio de azeite e refogue o alho e a cebola, mas sem deixar dourar muito, apenas até murcharem um pouco. Adicione o tomate picadinho e refogue. Junte o restante do shoyu, a pimenta e refogue até reduzir um pouco. Acrescente o vinho e mais uma vez deixe reduzir e evaporar, mas sem deixar o molho secar. Se for preciso acrescente um pouco mais de shoyu. Acerte o sal e desligue o fogo. Deixe o molho descansar por 2 minutinhos e acrescente as bananas em rodelas. As bananas só entram no final para não desmancharem.

Em uma frigideira, doure os filés de frango no azeite e acomode em um prato. Coloque o molho de tomates e banana por cima dos filés e finalize colocando as castanhas e a cebolinha por cima.

Nossa dica é para servir com arroz branco e brócolis puxados na manteiga ou shoyu.

Bora pra cozinha!

Todas as fotos deste blog são de minha autoria, salvo quando citada a fonte. Não autorizo a reprodução das fotos e textos sem um contato prévio para avaliação. Todas as receitas foram testadas antes de serem publicadas.

2 comentários:

  1. Lindão esse frango de vocês !! Adorei!! Eu iria adorar participar tb... Lindonas essas duas chef's! :) Beijooos Tê

    ResponderExcluir
  2. Oi Mirella, delicinha este frango e ainda em um evento com direito a presentes fica ainda melhor.Beijos e boa semana.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...