Purê de batatas

Purê de batatas, algo tão simples mas que faz toda a diferença naquele prato de arroz com feijão de todos os dias. E não pense que só porque é simples você só joga as batatas ali na água, cozinha, espreme e tá pronto. Na na ni na não! 

Existem algumas dezenas de técnicas para se ter um purê perfeito, aveludado, e isto engloba temperatura do leite, tipo de batata, não cozinhar em fogo muito alto...mas enfim, não vou entrar nestes detalhes porque ninguém aqui vai fazer purê para servir num restaurante em um prato chique com duas bolotinhas de purê em forma de flor e que não matam a fome de ninguém. Vamos ao purê para os fortes!


Sempre fazia purê da seguinte forma: cozinhava as batatas na água, escorria, passava para uma panela, adicionava manteiga, leite, sal e estava pronto meu prato preferido. As vezes até incrementava com um pouco de requeijão ou queijo ralado. Até que um dia assisti um vídeo no site America's Test Kitchen ensinando a fazer um purê de forma diferente e lá fui eu testar. Ficou divino e nunca mais farei purê de outra forma.

Ingredientes:

450g de batatas picadas
3 dentes de alho (a conta é mais ou menos 1 dente de alho por batata)
1 colher (sopa) bem cheia de manteiga
1 colher (chá) de açúcar
200 ml de água
200 ml de leite
sal a gosto
manteiga para finalizar

Descasque e pique as batatas em pequenos pedaços. Se for uma batata média, corte em uns 8 pedaços. Coloque as batatas em uma peneira e lave bem até que a água não esteja mais esbranquiçada.

Em uma panela em fogo baixo derreta a manteiga e refogue o alho junto com o açúcar. O fogo tem que ser bem baixo pois o alho não pode dourar nem queimar. Quando perceber que ele quer começar a dourar junte a água para parar o cozimento. Junte as batatas, o leite, o sal e tampe a panela. Deixe cozinhando por cerca de 20-25 minutos até que as batatas estejam macias, mas sem deixar o líquido secar. Desligue o fogo, junte mais manteiga, pode ser mais 1 colher, e amasse com a ajuda de um amassador de batatas como este. Quando você desligar o fogo ainda terá líquido com as batatas, mas se precisar adicione mais um pouquinho de leite para dar a consistência preferida. Se precisar corrija também o sal.

Cozinhando o purê desta forma, sem desprezar o líquido do cozimento, os sabores ficam muito mais intensos e o alho dá um toque super especial mas sem ficar forte. Eu realmente recomendo testar esta forma diferente de fazer o purê de batatas. Quem quiser ver o vídeo de como fazer (em inglês), o link é este: vídeo.

Bora pra cozinha! 

Comentários

  1. Interessante esta forma de preparar o purê, vou testar qualquer dia, porque eu amo purê.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Milla, eu sempre fiz purê de batatas daquele jeito tradicional, nunca testei com alho mas deve ficar uma coisa! Hummm parece delicioso!!! Beijooos Tê

    ResponderExcluir
  3. Adorei a sua forma de fazer o puré, deve ficar bem saboroso, irei expereimentar aqui em casa..beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Mirella, minha lindinha adorei essas dicas!!!
    Vou tentar fazer assim, deve ficar muito bom mesmo!
    Meu neto adora purê, quando vem aqui em casa sempre pede pra eu fazer. Hum acho que vou arrasar com essa receita!
    Bjinho. Re

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas