Cebola caramelizada

Passei praticamente 30 anos da minha vida sem chegar perto de cebolas. Elas eram inimigas número um do meu paladar infantil que teimava em recusar aquele monstro em camadas que a minha querida mãe sempre escondia na maioria dos pratos. Por causa da culinária árabe, que amo, acabei me rendendo a esta versão incrivelmente doce das tão temidas cebolas. 




Não é algo rápido de se fazer, leva cerca de 1 hora em fogo baixo e requer paciência, mas o resultado é fantástico. Algumas pessoas até usam um atalho, aumentam o fogo e conseguem reduzir o tempo, mas o resultado não é o mesmo. As cebolas acabam queimando um pouco e isso altera completamente o sabor e resultado final. 

Eu fiz fotos de todas as etapas: as cebolas ainda cruas (1), e a cada 10 minutos no fogo até chegar em 1 hora de cozimento. 




Algumas pessoas usam manteiga, eu particularmente prefiro usar azeite para caramelizar as cebolas. Eles reduzem bastante, então aconselho a fazer no mínimo duas cebolas para ter uma quantidade razoável para duas pessoas. Já li em alguns artigos que é possível congelar as cebolas caramelizadas em potinhos para uso posterior. É realmente uma grande ideia, pois é um processo longo e você não vai querer fazer isso sempre. Ainda não testei o congelamento, pois sempre que faço elas acabam e não sobra para o teste, mas assim que fizer conto o resultado. 

Estas cebolas eu usei como acompanhamento do "hambúrguer com brie e cebola caramelizada"

Ingredientes

2 cebolas em fatias
2 colheres (sopa) rasas de azeite
1 pitada de paciência

Você vai precisar de uma frigideira larga, de preferência antiaderente. Aqueça o azeite no fogo mínimo e acrescente as cebolas. O fogo tem que ser realmente muito baixo para que elas não queimem ao invés de caramelizar. Vá mexendo as cebolas de vez em quando (a cada 3-4 minutos) principalmente depois dos 40 minutos para que elas caramelizem por igual sem queimar. 

Uma coisa que já fiz e fica espetacular, é adicionar um pouquinho de cerveja nas cebolas já carameladas e deixar reduzir. Usei esta técnica no risoto de cerveja e cebola caramelada. Notem que na receita do risoto eu tirei as cebolas antes, por volta de 45 minutos no total, e elas ainda não estavam bem moreninhas como estas de hoje. Mas isso vai de gosto e de acordo com a receita em que você irá utilizá-las. 

Nota: algumas pessoas ficam na dúvida em relação a usar o termo "cebola caramelada" ou "cebola caramelizada". Saibam que de acordo com o dicionário, os dois estão corretos. A escolha é sua.

Bora pra cozinha!

Todas as fotos deste blog são de minha autoria, salvo quando citada a fonte. Não autorizo a reprodução das fotos e textos sem um contato prévio para avaliação. Todas as receitas foram testadas antes de serem publicadas.

Comentários

  1. Mirella, adoro cebolas, mas a caramelizada nunca comi, elas ficaram muito bonitas e apetitosas..

    BJuuuu!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, elas ficam incrivelmente adocicadas e macias. Vale a pena provar :)

      Excluir
  2. Olá Mirella, adoro cebola, caramelizada fica realmente uma delícia....

    Passa lá no blog, tem um sorteio da mococa.


    Bjssssssssssss

    ResponderExcluir
  3. Adoro!É um belo acompanhamento.Parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
  4. Gosto de vir aqui e não é só porque "vai ter sobremesa",rs...essas cebolas estão maravilhosas, esse tom dourado abre totalmente o apetite!Sabe que eu tinha a dúvida sobre caramelado ou caramelizado? e até pouco tempo acreditada que sempre que usava essa palavra é porque havia açúcar envolvido, mas pelo jeito, tudo que doura lentamente, está sendo caramelado...é isso mesmo??De qqer forma vou prepará-las em casa!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Adoro cebola caramelada/caramelizada, mas não sabia que era tão fácil fazer!! Adorei! Certamente irei testar, obrigada!!

    ResponderExcluir
  6. Mirella (que lindo nome!) ,as cebolas caramelizadas ficaram otimas e minha familia apreciou muito... ate a minha filha que nao gosta tanto de cebolas.... Obrigada... voltarei pois sempre tem sobremesa, ne?

    ResponderExcluir
  7. Ótima dica, vou tentar preparar sem queimar!!!!

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. Lilian, as cebolas já são doces o suficiente para caramelizarem sem precisar colocar açúcar. O processo se chama "caramelizar" porque o resultado final é muito parecido com o que fazemos com o açúcar, mas não necessariamente precisamos usá-lo. Bjos

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas