setembro 20, 2012

Hambúrguer com brie, cebola caramelizada e molho ranch

Hora do hambúrguer! Agora que você já aprendeu a fazer o molho ranch e a cebola caramelizada, está na hora de colocar tudo em prática e se deliciar com um belo hambúrguer feito em casa.




Ingredientes para quatro hambúrgueres:

600 g de carne moída (pode ser patinho, coxão mole ou até mesmo picanha de quiser caprichar ainda mais)
2 galhos de salsinha e cebolinha picadinhos
2 colheres (chá) de molho inglês
2 colheres (chá) de molho de alho
1 dente de alho bem picado
uma pitada de pimenta calabresa
záttar a gosto (mistura de cominho, tomilho, manjerona, orégano, gergelim branco e sal, muito utilizada na culinária árabe)
mistura para chimichurri a gosto (tempero argentino)
pimenta do reino
1 colher (chá) de molho ranch ou apenas maionese
1 colher (chá) de sal 

Em uma tigela, misture a carne e todos os temperos listados acima. Misture bem com as mãos até a carne ficar completamente envolvida pelos temperos. Divida a carne em quadro partes iguais e modele os hambúrgueres com as mãos ou com um modelador próprio, como ensinei neste post: hambúrguer caseiro.

Deixe os hambúrgueres na geladeira para firmarem um pouco enquanto prepara tudo.

Quando você terminar de fritar os hambúrgueres, deve come-los na hora para apreciar uma carne ainda bem suculenta. Por este motivo, toda vez que vou preparar hambúrgueres, já deixo tudo pronto e à mão, assim é só montar e comer.

O que mais você vai precisar:

pão de hambúrguer 
alface americana picada
tomate em fatias
molho ranch
cebolas caramelizadas
queijo brie cortado em fatias

Antes de colocar a frigideira dos hambúrgueres para aquecer, eu gosto de aquecer o forno em temperatura alta para aquecer e dourar ligeiramente os pães enquanto frito os hambúrgueres. Para isso eu corto os pães ao meio, passo um pouquinho de manteiga nas duas partes e coloco com a parte do meio virada pra cima em uma assadeira. Os 4 minutos habituais que os hambúrgueres levam para fritar é o tempo que o pão leva pra ficar crocantinho e dourado. Mas fique de olho pra não virar torrada, pois é bem rápido mesmo.

Para os hambúrgueres, aqueça uma boa frigideira antiaderente com um fio de azeite e quando estiver bem quente coloque os hambúrgueres para fritar. No máximo dois por vez para não baixar muito a temperatura. Eu gosto de carne mal passada, então deixo apenas 2 minutos de cada lado. No último minuto, coloque as fatias de queijo brie por cima da carne e abafe com uma tampa para que ele amoleça. 

Tudo pronto, hora da montagem. Retire os pães do forno, passe neles o molho ranch, coloque bastante alface americana, fatias de tomate, a carne com o brie, cebolas caramelizadas e mais molho ranch por cima. 

Para acompanhar eu recomendo fortemente uma cerveja "Eisenbahn Strong Golden Ale", que casou perfeitamente. 



Bora pra cozinha!

Todas as fotos deste blog são de minha autoria, salvo quando citada a fonte. Não autorizo a reprodução das fotos e textos sem um contato prévio para avaliação. Todas as receitas foram testadas antes de serem publicadas.

4 comentários:

  1. Coisa mais linda Mirella, esse seu tempero do hambúrguer é imbatível. As cebolas carameladas tão um toque incrível mesmo =)
    Beijão.

    ResponderExcluir
  2. Deve estar delicioso, pelo aspecto promete!

    ResponderExcluir
  3. Querida eu fiquei com uma fome enorme agora.Terei até que ir para a cozinha fazer um lanchinho da tarde.Ficou divino esse sanduba.Adorei.Beijos e bom final de semana.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...