Risoto de cerveja com cebola caramelada

No próximo domingo é dia de dar um mega abraço e encher de beijos aquele cara bacana que vivia pegando no seu pé, não te deixava ir pra balada, mas que também te dava dinheiro pra comprar doces e chocolates. Como não amá-lo? 

E para este Dia dos Pais, que tal preparar um risoto de cerveja para o seu velho? 




E já que o post é de Dia dos Pais, não poderia deixar de colocar aqui uma foto do Sr. Camargo, quando ainda não tinha cabelos brancos causados pela difícil tarefa de criar seus quatro filhos amados.


Sr. Camargo e sua cria

Eu não queria um risoto amargando e nem muito forte, então usei uma Eisenbahn Weizenbier que é bem mais suave do que as tradicionais Pilsen. O resultado foi um risoto super leve e de sabor delicado. É possível sentir o aroma da cerveja subindo do prato, mas ao provar, ele se mistura com os outros ingredientes e o resultado final é bem suave. Para acompanhar a doçura da Weizenbier fiz cebolas carameladas com cogumelos paris e a combinação ficou perfeita.

Ingredientes (para duas pessoas)


1 cubinho de caldo de legumes, dissolvido em 800 ml de água fervente
250 ml de cerveja tipo weizenbier (usei Eisenbahn)
2 dentes de alho picados
azeite
1 e 1/2 xícara (chá) de arroz arbório ou carnaroli 
1 pires de parmesão ralado
1 e 1/2 colher (sopa) de manteiga
cebolinha picada para decorar
sal


Para a cebola caramelada:


1 cebola em rodelas
azeite
100 g de cogumelos paris fatiados
um pouquinho de cerveja weizenbier
sal


Em primeiro lugar, coloque as cebolas para caramelar, pois elas levam mais tempo. É preciso uma frigideira antiaderente e fogo bem baixo, no mínimo mesmo. Disponha as fatias de cebola na frigideira e regue com azeite. Não é preciso muito azeite, apenas uns dois fios. Para a cebola chegar no ponto, leva em média uns 40 minutos. De vez em quando é bom dar uma mexida para ela caramelar por igual. Depois de 30 minutos você pode adicionar os cogumelos e temperar levemente com sal. Aos 40 minutos a cebola e os cogumelos já devem estar no ponto, aí você adiciona uns dois dedinhos de cerveja, mexa para os sabores incorporarem e espere evaporar. Desligue o fogo e reserve.

Como a cebola não precisa ficar mexendo sempre, você pode ir preparando o risoto simultaneamente. O risoto leva 20 minutos, então quando as cebolas já estiverem na metade do tempo, você começa o risoto.

Para o risoto é preciso uma outra panela, de fundo largo, em fogo médio-baixo. Refogue o alho no azeite sem deixar dourar. Junte o arroz (não precisa lavar), refogue rapidamente e junte a cerveja pouco a pouco e mexendo sempre. Conforme ela for secando você vai adicionando mais. Quando a cerveja acabar, comece a adicionar o caldo de legumes dissolvido na água, mexendo sempre, de preferência com uma colher de pau. Este caldo deve ficar no fogo baixo para não perder a temperatura, pois você vai ficar adicionando ao arroz durante todo o processo. Nunca deixe o arroz secar, ele tem que estar sempre cremoso e bem molhado. Praticamente a cada minuto você adiciona um pouquinho do caldo. O tempo total vai depender do tipo do arroz, o que usei hoje, ficou pronto em 20 minutos. Mas isso depende, tem quem goste mais al dente, eu prefiro mais macio.

Quando o arroz estiver macio, aproximadamente depois de 20 minutos, desligue o fogo e acrescente a manteiga e o queijo parmesão. Mexa bem para incorporar tudo, acerte o sal, tampe a panela e deixe descansar por uns 5 minutos antes de servir.

Sirva com as cebolas e cogumelos caramelados por cima. Decore com cebolinha picada.


Bora pra cozinha e Feliz Dia dos Pais!

Comentários

  1. Nem te digo que: PRECISO fazer.
    Muito da fofa a mini-mirella com seu papis!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. E vc tem alguma dúvida que eu vou fazer? amei!!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei essa receita, pois sou vegetariana, entrará com certeza no meu livro de receitas.
    Amei sua foto com seu papai! Que bonequinha!!!

    Beijo grande

    Rosário

    ResponderExcluir
  4. Que lindinha!!!!! Buxexas gostosas, parece minha filinha.

    ResponderExcluir
  5. uhmmm! parece mto bom!
    Duvida: caramelar a cebola sem açucar mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Ana! A própria cebola é docinha e conforme vai cozinhando ela vai caramelando sozinha. Algumas pessoas até colocam uma pitadinha de açúcar, mas não é necessário :)

      Excluir
  6. Uhmmmmmmmmmm ficou uma delicia! Fiz questão de registrar aqui. E olha só, como eu nao tinha tudo em casa, improvisei com cerveja Antártica sub zero e arroz normal, rsrsrs, mas nao tenho o que reclamar! Fica a dica para quem nao tiver tudo a mãos como eu :D

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas