Cupcake de chocolate com cobertura de cream cheese

Cupcakes! Quem ainda não se rendeu à estes mini bolinhos fofos e saborosos não sabe o que está perdendo. Eu já caí de amores e minha última fornada rendeu cupcakes de chocolate com cobertura de cream cheese e coco queimado. Uma combinação suave e delicada.



Hoje em dia é super fácil encontrar as forminhas de papel para fazer cupcakes, mas além das forminhas eu acho essencial ter uma forma de alumínio própria para cupcakes no tamanho certo das forminhas, como esta:

Foto: www.barradoce.com.br

Algumas massas de cupcake são mais moles e fica difícil trabalhar só com as forminhas de papel. Na hora que os bolinhos começam a crescer no forno, ao invés de crescerem para cima, vão se espalhando para os lados, pois as forminhas de papel são moles e vão se abrindo facilmente. Mas isso já é uma questão de perfeição, se você não tiver uma forma dessas, faça só com a de papel. Se você perceber que a massa é muito líquida, coloque duas forminhas para reforçar. Só não deixe de começar a fazer cupcakes! 

Ingredientes da massa (12 cupcakes):

1/2 xícara (chá) de água fervente
1/4 xícara (chá) de cacau em pó
1/4 xícara (chá) de leite
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de bicarbonato
1/4 colher (chá) de sal
100g de manteiga amolecida (em temperatura ambiente)
1/2 xícara (chá) de açúcar (eu uso o demerara, mas pode ser o comum refinado)
1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo
2 ovos

Cobertura:

1/2 xícara (chá) de coco ralado queimado + um pouco para decorar
50g de manteiga amolecida (em temperatura ambiente)
220g de cream cheese (em temperatura ambiente)
1/2 colher (chá) de essência de baunilha
3/4 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro

Para fazer a massa misture a água fervente com o cacau em pó até dissolver. Junte o leite, a baunilha e reserve. 

Em outra travessa peneire a farinha de trigo, o bicarbonato e o sal, reserve.

Na batedeira, misture a manteiga e os açúcares por aproximadamente 4 minutos, ou até ficar um creme claro e fofo. Adicione os ovos, um por vez, batendo bem após cada adição. Comece a adicionar a mistura de cacau em pó e a farinha alternadamente em três etapas. Coloque um pouquinho da farinha, bata, um pouco da mistura de cacau, bata mais um pouco, e assim até misturar tudo. A massa pode ficar com uma aparência de mesclada ou talhada, mas é assim mesmo, não se assuste. 

Se você tiver a forma para cupcakes coloque as forminhas de papel dentro e encha cada forminha com a massa até 2/3 da capacidade. Caso não tenha a forma, arrume as forminhas dentro de uma forma de bolo comum, uma ao lado da outra,  e proceda da mesma forma. Leve ao forno preaquecido, 180°, por cerca de 15-25 minutos. Cada forno funciona de um jeito, no meu em 15 minutos estavam assados, então aconselho a ficar de olho e espetar um palito aos 15 minutos para ver como estão. Se o palito sair limpo é porque já estão assados. Deixe esfriar dentro da forma por 5 minutos, depois retire os cupcakes, ainda com as forminhas de papel, e deixe esfriar completamente sobre uma grade. 

Para a cobertura não use batedeira, tem que ser feito à mão e de preferencia com uma colher de pau. Bata a manteiga, o cream cheese e a baunilha até incorporar bem e ficar fofo. Adicione o açúcar de confeiteiro e bata até incorporar. Junte o coco ralado e está pronta a cobertura. 

Para cobrir os cupcakes com o creme não é necessário bico de confeiteiro, pode ser com a ajuda de uma espátula ou até mesmo colocando colheradas do creme em cima dos bolinhos. Salpique o coco ralado para decorar. 

Bora pra cozinha!

Receita: KitchenDaily

Comentários

  1. Adorei essa receita de cupcake,maravilhosa!
    E está um capricho só!
    Minha menininha, um grande bju e ótimo fim de tarde. Re

    ResponderExcluir
  2. Mirella, me encantei pelo seu blog!
    Receitas lindas, caprichadas e mega bacanas!
    Olha, ontem de papo com mamãe estávamos procurando uma cobertura legal pra cupcakes, acredita?!
    Comprei as forminhas de papel pra colocar na forma de cupcakes.
    Assim que eu fizer publico no meu blog, te dando os créditos, claro!
    Bezo, bezo
    Clarinha

    ResponderExcluir
  3. Gente eu fiz, ficam maravilhosos!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas