Arroz doce preto

Uma das sobremesas que mais faziam sucesso na casa da minha mãe era o arroz doce que ela fazia. Uma coisa tão simples de fazer e que enche os olhos e o paladar.

De vez em quando eu me arrisco a tentar fazer igual ao da minha mãe, mas o sabor nunca fica igualzinho. Mãe é mãe e não adianta querer copiar. Uma coisa que ela colocava e que eu particularmente adorava eram cascas de limão, que dão um toque especial.



Há dias estava com vontade de comer arroz doce, mas ao ver o arroz preto que comprei outro dia, logo tive vontade de fazer com ele para ver no que dava. O sabor não muda muito, apenas a textura. Ele é um pouco mais firme e duro que o arroz normal por ser integral. Por mais que você cozinhe bastante ele sempre vai ficar mais al dente. E a cor é um charme!

Ingredientes:

1 xícara (chá) de arroz preto (usei desta marca aqui)
2 e 1/2 xícaras (chá) de água fervente
2 xícaras (chá) de leite
canela em pau a gosto (usei um 4 pauzinhos)
cravos (usei uns 8)
1/2 lata de leite condensado
1/2 garrafinha de leite de coco
pedaços de casca de limão

Em uma panela coloque a água e o arroz e deixe cozinhar por alguns minutos. Adicione os cravos e a canela em pau. Vá adicionando o leite em duas ou três etapas sem deixar o arroz secar. Se achar que ainda está duro, você pode adicionar mais água ou leite até que fique na consistência desejada. Eu particularmente gosto mais al dente.

Quando o arroz estiver macio, mas ainda com bastante líquido, acrescente o leite condensado e o leite de coco e vá mexendo de vez em quando até engrossar e ficar cremoso.

Desligue o fogo, junte pedaços de casca de limão e leve à geladeira. Polvilhe canela em pó na hora de servir.

Esta mesma receita pode ser feita com o arroz branco comum, é só diminuir a quantidade de água e leite quase que pela metade.

Bora pra cozinha!

Comentários

  1. Coisas exóticas que Mirella Camargo traz pra nós! Não é que eu gostei da idéia? Como diria a Sara Graciano: Joinha com o dedo pra cima! :op

    ResponderExcluir
  2. Mirella, eu ganhei uma cx desse arroz, tem uma rec. na caixa, agora sendo doce é muito original e fica muito bonito, parece até ter chocolate na receita, realmente fica um charme. Parabéns, vou testar!!! Bjs e ótima semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Yolanda, o aspecto é de algo feio com chocolate. Este arroz tem uma cor linda!

      Excluir
  3. Mirella, que idéia fantástica! Eu adoro arroz preto, mas nunca tinha pensado em fazer arroz doce com ele! O sabor dever ser surpreendente...
    Bjos
    Tania

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas