novembro 20, 2018

Bolo de chocolate sem glúten

Aquele assunto polêmico que está na moda: o tal do glúten faz mal à saúde? Bem, na minha opinião, apenas para quem tem intolerância a ele, mas respeito quem adere a uma dieta sem carboidratos por opção e vive bem assim.

Já digo logo que não é o meu caso, pois amo pão, massa e todas as formas em que o carboidrato se apresenta lindamente em um prato de comida.

Mas então por que uma receita sem glúten Milla? Porque sei que tenho seguidores que tem problemas reais com glúten e que também são filhos de Deus e merecem comer um bolinho mara para acalmar as lombrigas.




E para você que não tem problema com glúten, só digo uma coisa: faça esta receita também! O fato de não conter glúten não quer dizer que não seja delicioso. Eu estou completamente apaixonada por este bolo.




Ingredientes

2 xícaras (chá) de farinha de arroz
2 xícaras (chá) de açúcar (usei demerara)
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
4 gemas
4 claras em neve
170 ml de óleo
1 colher (sobremesa) de manteiga
1/2 colher (chá) de CMC*
100 ml de leite
1 colher (sopa) de fermento em pó

No liquidificador bata as gemas, o óleo, o açúcar, a manteiga, o chocolate e o leite até ficar bem homogêneo. Adicione a farinha de arroz aos poucos, com a massa ainda batendo no liquidificador.

Junte o CMC, bata mais um pouco e passe para uma vasilha. Com o auxílio de uma espátula, junto o fermento em pó e por último junte as claras em neve em pequenas porções.

Unte uma assadeira com manteiga e farinha de arroz, despeje a massa e leve para assar em forno preaquecido 180° por cerca de 30-40 minutos.

Deixe esfriar um pouco antes de desenformar. Se você tiver papel manteiga em casa, vale a pena forrar o fundo da forma para garantir que desenforme mais fácil e sem riscos.

*tem o papel de substituir o glúten servindo como espessante e aglutinador.

Bora pra cozinha!

Todas as fotos deste blog são de minha autoria, salvo quando citada a fonte. Não autorizo a reprodução das fotos e textos sem um contato prévio para avaliação. Todas as receitas foram testadas antes de serem publicadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...