Macarrão com almôndegas

Macarrão com almôndegas, o prato perfeito para um domingo daqueles meio nublados em que você não tem a mínima intenção de sair de casa. Acho um prato super acolhedor, ou "comfort food" como dizem por aí nos "estrangero".




Eu adoro almôndegas mas sinceramente não gosto quando ela é feita com ovos para dar liga. Prefiro substituir por uma colherinha de maionese e acho que o resultado final fica melhor, tanto na consistência como no sabor. E também gosto de fazer elas bem pequenas, de forma que se possa comer em apenas uma garfada, sem ter que cortar. É bem aquela história do "comfort food", comida que você coloca no prato, pega o garfo e vai comer sentada no sofá em frente a tv. Deixa a tal da faca na cozinha que nessa hora ela só vai atrapalhar.

Ingredientes para as almôndegas:

400 g de carne moída
1 colher (sobremesa) de maionese
1 colher (sobremesa) de farinha de trigo
1 colher (café) de molho inglês
1 colher (café) de molho de alho
queijo parmesão ralado na hora
cominho
pimenta síria
pimenta do reino
pimenta calabresa
orégano
mistura para chimi churri desidratada

Molho:

1/2 cebola ralada ou picada
3 dentes de alho
1 lata de tomate pelado
1/2 xícara (chá) de leite
sal
1 pitada de açúcar
orégano
1 colher (café) de caldo de carne líquido
azeite

Misture bem todos os ingredientes das almôndegas. A quantidade dos temperos que citei (pimentas, orégano, cominho) é a gosto, mas geralmente coloco uma pitadinha de cada um. Quanto ao queijo parmesão ralado, também é a gosto, mas não precisa muito, use cerca de 2 colheres de sopa no máximo. Faça pequenas bolinhas, como se fosse um brigadeiro e vá colocando em um prato.




Deixe as almôndegas descansando na geladeira por uns 30 minutos para tomar gosto.

Aqueça uma panela com um fio de azeite e doure a cebola e o alho. Junte os tomates pelados, tempere com o sal, o caldo de carne, o orégano e uma pitada de açúcar. Deixe apurar por cerca de 10 minutos e acrescente um pouquinho de água neste meio tempo se o molho estiver muito grosso. 

Enquanto o molho estiver apurando, aqueça uma frigideira antiaderente com um fio de azeite e coloque as bolinhas de almôndega para dourar. Algumas pessoas colocam as almôndegas direto no molho de tomates para cozinhar, eu não gosto, acho que elas ficam pálidas e sem graça. Por isso prefiro dar uma douradinha nelas antes.

Voltamos ao molho que já apurou por 10 minutos. Acrescente o leite, misture e em seguida coloque as almôndegas no molho e deixe mais uns 10 minutos em fogo baixo. Desligue o fogo e finalize com um fio de azeite e acerte o sal se necessário. 

Sirva com parpadelle ou a massa de sua preferência.

Bora pra cozinha!

Comentários

  1. Mirellaguapa que plato tan contundente,daría ahora lo que fuese por probar aunqeu fuese un poquito,desde mi punto de vista,es una delicia!!!
    Un Besote

    ResponderExcluir
  2. Gostei da ideia da maionese....tbém não sou muito fã do ovo, mas nunca sabia o que colocar no lugar!
    Pode fazer para um almoço e eu faço o bolo twix de sobremesa, tá?! rs
    Bjos
    Tania

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Do ponto de vista "natureba", ovo e carne são duas proteínas que não combinam e eu realmente acho que esta combinação deixa a digestão um pouco lenta. Por mais que a maionese seja feita de ovos, fica numa proporção bem menor do que se adicionássemos um ovo inteiro. E quanto ao almoço...fechado! :)

      Excluir
  3. Que macarrão delicioso! Faz muito tempo que não como macarrão com almondegas, e nunca fiz elas com maionese.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Érica, no meu ponto de vista elas ficam bem mais suaves, menos pesadas. Experimente! bjos

      Excluir
  4. Adorei o blog, muito lindo, parabéns.

    ontendency.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ficou maravilhoso!! Deu muiiiita vontade de comer!!

    bjo.

    ResponderExcluir
  6. Adoro, e tem um aspecto tão bom!! beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Milloca, que delicia essa massa!!Quando eu for na sua casa almoçar, quero um prato desses pra mim! hahahah :) Ficaram lindas e não conhecia almôndegas sem o ovo e com maionese... vou testar! Beijoos no coração!

    ResponderExcluir
  8. Adoro almôndegas...gostei da dica da maionese...vou provar! Beijo.

    ResponderExcluir
  9. Testado e aprovado por todos aqui em casa! As crianças se divertiram com as almondegas do tamanho de brigadeiros!Deliciosas, bem temperadinhas!Super bj, Harumia

    ResponderExcluir
  10. Deixe descansar para que os temperos fiquem amiguinhos!
    =)
    Nunca esqueço.
    Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas