Bolo de frutas silvestres e creme

Quando vi este bolo no blog A cozinha coletiva do Richie, foi amor à primeira vista. Logo entrou para minha infinita lista de receitas que "tenho que fazer". E a lista é realmente muito grande, são receitas que vejo na internet, receitas de livros, revistas, caderninhos de receita antigos, enfim, finalmente chegou a vez do bolo do Richie, e que bolo!! Agora passou para lista de receitas que "tenho que repetir".




Não utilizei as mesmas frutas da receita original, mas este bolo é tão bom que acho que fica divino com qualquer fruta. Este bolo na realidade tem mais a consistência de uma torta e é importante deixá-lo na geladeira até firmar bem. Teve um apressadinho aqui em casa que quis provar ainda quente e adorou, mas não tentem isto em casa! Quando sai do forno ele ainda fica mole e não dá para cortar a fatia certinha, desmancha tudo. A parte de cima é um creme, por isso precisa deste tempo para terminar de firmar.




Ingredientes:

1 xícara (chá) de farinha de trigo
100 g de manteiga derretida
1 ovo
1/2 xícara (chá) de açúcar
1 e 1/2 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (chá) de extrato de baunilha
3 xícaras (chá) de frutas silvestres picadas (usei morangos, amoras e nectarinas)

Para o creme:

2 xícaras (chá) de sour cream (em 2 xícaras (chá) de creme de leite fresco, adicione 2 colheres (sopa) de suco de limão e deixe talhar, em temperatura ambiente, por meia hora antes de utilizar.)
1/2 xícara (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de amido de milho
2 gemas
1 colher (chá) de extrato de baunilha

Bata todos os ingredientes da massa do bolo: farinha, manteiga, ovo, açúcar, fermento e a baunilha até que esteja tudo bem incorporado. Unte e enfarinhe uma forma de fundo removível (23cm de diâmetro), e espalhe a massa no fundo. Distribua as frutas previamente picadas por cima desta massa e reserve.

Bata todos os ingredientes do creme e jogue por cima das frutas delicadamente. Leve ao forno 180°, preaquecido, por cerca de 55 minutos. Uma dica do Richie é colocar um papel alumínio para cobrir a forma caso comece a dourar demais a superfície antes do tempo. Como as frutas tem muita água e usa-se uma forma de fundo removível, pode ser que escorra um pouco de líquido durante o tempo que estiver assando. Aconteceu comigo, mas não foi nenhum desastre, coisa pouca. Talvez forrando o fundo da forma com papel manteiga resolva esta questão. Outra diferença que notei foi a cor do meu bolo, um pouco mais escuro do que o do Richie. Isto se deve ao tipo de açúcar que utilizei, o demerara, que é mais moreninho do que o açúcar refinado e acaba influenciando na cor do bolo.

Quando tirar do forno deixe esfriar em temperatura ambiente e depois leve à geladeira por no mínimo 4 horas para terminar de firmar o creme a poder desenformar. Eu servi as fatias do bolo polvilhando açúcar de confeiteiro por cima e ficou maravilhoso.

Bora pra cozinha!

Comentários

  1. Peloamor Mirella....quer matar a gente??? Adoro bolo com cara de torta e torta com cara de bolo! Tbém vai para minha lista!
    As fotos estão lindas.
    Bjos
    Tania

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tania, esse bolo tem mesmo a cara dos teus bolos rsss. Obrigada :)

      Excluir
  2. Milla,

    4h na geladeira?! Brincou, né?! Não conseguiria esperar esse tempo todo.

    Ficou lindo e dá muita vontade mesmo de fazer também.

    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlota, meu marido também não quis esperar, comeu quente. Mas depois de frio...muda completamente, é outra textura, outro sabor, vale a pena esperar :)

      Excluir
  3. Mirella, ficou lindo lindo! Alias, o preparo dele todo é vistoso, né?

    Que bom que você testou, adorei! E que ótimo que você gostou e entrou para a listinhas de receitas a repetir! hehe

    bjo e obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ricardo, é uma coisa de louco!! Apaixonante o contraste das cores, o cheirinho de baunilha na hora que está assando...nessa você mandou muito bem :) bjos

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas