Creme de damasco

Perdi tanto tempo na vida não gostando de tantas coisas...

Não gostava de pimentão e já aprendi a comer, não podia ver cebola e hoje uso loucamente em todos os pratos, não gostava de damasco seco e depois desta receita, posso dizer que amo! Que coisa louca não? Realmente amor e ódio andam juntos, passei de um extremo ao outro num piscar de olhos, ou melhor, numa mordida.

Na onda dos cupcakes queria uma receita que pudesse usar tanto como recheio quanto como cobertura, queria algo prático, gostoso e sem muita frescura. Achei o que eu queria, este creme de damasco ficou perfeito, consistência ótima para cobertura e sabor arrasador com um toque azedinho. 


Não usei todo o creme nos cupcakes, propositalmente claro! Queria que sobrasse para comer aos montes de colher, tipo brigadeiro, e acabei descobrindo uma outra coisa legal para fazer com este creme: potinhos de damasco.


Como sobrou creme de leite da receita, usei para colocar uma colherada nos potinhos e ficou divino. Bem legal para servir como sobremesa. Para enfeitar corte pedaços de damasco e espete em cima.

Anotem a receita:

1 xícara (chá) de damasco seco
1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de manteiga
1 lata de creme de leite (no caso usei meia lata porque queria um creme mais consistente para a cobertura)

Ferva os damascos com 1 xícara (chá) de água por 5 minutos. Escorra a água e reserve caso vá fazer um bolo ou outra coisa que vá suco. Eu usei esta água misturada com suco de laranja para aromatizar a massa dos cupcakes.

Bata os damascos escorridos no liquidificador para obter um purê e reserve. Em uma panela cozinhe o leite condensado com a manteiga por 8 minutos no fogo baixo. Desligue o fogo e junte o purê de damasco e o creme de leite. 

Se quiser pedacinhos de damasco não bata muito no liquidificador. E quanto ao creme de leite, vá adicionando até obter a consistência ideal para o que você for utilizar. Para o meu ponto ideal usei apenas meia lata.

Bora pra cozinha!


Comentários

  1. Oi Mirella...parece até que você estava falando de mim,ou seja,me vi escrevendo tudo o que sitou acima...e concordo com você,amor e ódio andam juntos mesmo.Eu tinha esse mesmo problema,as coisas que eu menos gostava antes,hoje são minhas preferidas...vai entender!!! rsss
    Antigamente eu viraria a cara pra essas 'frutinhas',mas hoje...fiquei doida com essa receita,adorei para os cupcakes,vou anotar pra experimentar com certeza...

    Grande beijo!

    http://viramexeefaz.blogspot.com

    Sharon

    ResponderExcluir
  2. Pois é Sharon, só quando vamos pra cozinha e começamos a desvendar os mistérios dos ingredientes é que começamos a dar valor para coisas que nem olhávamos. bjoss

    ResponderExcluir
  3. Uau, adorei! Gosto demais de damasco e essa receita já anotei e vou usar em algo muito em breve... talvez em novas éclairs... =D

    bjos.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do creme de damasco. Podemos empregá-lo em muitas outras coisas.
    Valeu!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Damasco é tudo de bom Mirella! Essa foi a primeira experiência "bem sucedida" com ele, mas outras virão... Esse creme deve ter ficado um delícia. Faço um parecido com ameixa seca, também adoro. Beijos, Ju

    ResponderExcluir
  6. Mirella,
    Adoro damasco, ótimo creme, vou utilizá-lo.
    Beijo
    Vânia

    ResponderExcluir
  7. Milla,

    Eu adoro damascos! Com puro e sempre tenho um potinho na geladeira.

    A primeira vez que comi foi um achado. Lembro que fiquei com o gosto na boca e adorando.

    Agora, a combinação de damasco com leite condensado é sublime! Adorooooo e sempre que rola uma festinha dou um jeito de fazer uns docinhos assim.

    Achei lindos os teus bolinhos. Muito meigos e delicados. Bem mulherzinha. Adorei.

    Beijo,
    Carla Maicá

    ResponderExcluir
  8. Mirella, o marido é doido por damasco, vou anotar essa receita que ela é curinga! Agora já sei como fazem aqueles recheios deliciosos de damasco em bolo de festa :-) Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Uau Mirella! Fiquei super curiosa com essa combinação!

    Lembro a primeira vez que comi damascos. Eles vieram na cesta de fim de ano da empresa que meu pai trabalhava antes de se aposentar. Ninguém da minha casa gostou. O que foi ótimo, já que eu adorei! Lembro que também veio uma geléia bem azedinha deles...simplesmente divina!

    Beijos e parabéns pela receita! Quero testar!

    ResponderExcluir
  10. Sabe qual é o maior pecado? as fotos!! to babando aqui!

    ResponderExcluir
  11. É verdade, Mirella! Hoje como muita coisa que não comia quando criança (peixe, eu comia chorando!), mas a tal da cebola não me convence: o cheiro, o ardido, crock-crock e o hálito de quem comeu (eu sinto de longe!)... Eu gosto de fazer esse creme com chocolate branco (http://www.nestle.com.br/site/cozinha/receitas/docinhos_delicados.aspx) que deixa uma consistência ótima para confeitar. Adorei o seu blog! As fotos são lindas! Bjs

    ResponderExcluir
  12. Testei e aprovei! Ficou uma delícia! Bati mal batido de forma que ficassem uns pedacinhos de damasco. Quem provou amou!

    ResponderExcluir
  13. Oi, voce poderia me dar a receita desse bolo?
    Obrigada

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas