setembro 15, 2013

Bolo de cenoura tropical

De repente bate aquela vontade louca de comer um bolo de cenoura, daqueles com muita cobertura de chocolate por cima, certo? Nem sempre. Porque não mudar um pouco o bom e velho tradicional bolo de cenoura com cobertura de chocolate e inovar nos ingredientes? Pois é o que faremos nesta receita.




E o que tem de diferente neste bolo? Ele leva abacaxi e coco na massa! Além de uma super cobertura de cream cheese com raspinhas de limão. Se eu fosse você correria para a cozinha.




Ingredientes

2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
1 xícara (chá) de açúcar demerara
1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo
1 xícara (chá) de óleo
3 ovos
1 colher (chá) de essência de baunilha
3 xícaras (chá) de cenouras raladas (3 ou 4 cenouras)
1/2 lata de abacaxi em calda (sem a calda e batido no mixer até virar um purê)
1 xícara (chá) de coco ralado queimado

Cobertura

2 potes de cream cheese em temperatura ambiente
1 colher (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
1 colher (chá) de essência de baunilha
raspas de limão

Preaqueça o forno em 180°C e unte uma forma redonda de cerca de 20cm de diâmetro. Para facilitar na hora de desenformar eu gosto de forrar o fundo da forma com papel manteiga. 

Passe a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal por uma peneira e reserve.

Na batedeira, bata o açúcar demerara, o açúcar mascavo e o óleo. Junte os ovos e a baunilha e continue batendo. Adicione a cenoura ralada, o purê de abacaxi, e o coco ralado. Aumente a velocidade e vá adicionando aos poucos os ingredientes secos reservados até incorporar.

Divida a massa em duas partes iguais. Se você tiver duas formas iguais, ótimo, se não tiver (meu caso), asse metade da massa e depois a outra metade. Por ser um bolo de massa mais pesada, é legal assar em camadas mais finas e não fazer um bolão para depois cortar ao meio. Asse cada bolo por cerca de 30 minutos ou até que espetando um palito de madeira, este saia limpo. Deixe o bolo descansar sobre uma grade por 10 minutos antes de desenformar. Depois deixe esfriar completamente sobre uma grade antes de colocar a cobertura.

Para fazer a cobertura bata na batedeira o cream cheese com a manteiga em velocidade média até que vire um creme bem fofo. Baixe a velocidade e adicione o açúcar de confeiteiro. Por último adicione a baunilha e as raspas de 1 limão.

Use este creme para rechear e cobrir o bolo. Leve para gelar antes de servir.

Bora pra cozinha!



Todas as fotos deste blog são de minha autoria, salvo quando citada a fonte. Não autorizo a reprodução das fotos e textos sem um contato prévio para avaliação. Todas as receitas foram testadas antes de serem publicadas.

4 comentários:

  1. Aqui em casa bolo de cenoura encabeça a lista dos mais pedidos, eu certamente adoraria experimentar variações, mas meu filho gosta do convencional!Levo a receita mesmo assim, pois nada de impede de tentar!rs,
    Desejo uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  2. Que lindo e delicioso, adorei o toque diferente

    ResponderExcluir
  3. Adorei a inovação, só tem coisa boa nesse bolo,receita anotada!bjs

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...