Pular para o conteúdo principal

Destaques

BOLO DE CENOURA FORMIGUEIRO (SEM GLÚTEN)

Se tem uma versão de bolo que sempre me lembra "casa de vó", é o bolo formigueiro. Um bolinho simples que nunca decepciona.  Há algum tempo estava querendo fazer esta receita que vi no Instagram da @viversemtrigo e adorei o resultado. Fiz algumas adaptações na receita original para o que eu tinha em casa e deu super certo: aumentei a quantidade de cenoura para ficar mais coradinho, troquei o óleo de coco por outro óleo vegetal, e troquei a fécula de batata por mandioca.  É um bolo super fofinho e saboroso. Tenho certeza que será sucesso por aí também. Ingredientes  4 ovos  1 e 1/2 xícara de açúcar demerara  3/4 xícara de óleo (usei de milho) 2 cenouras médias descascadas e fatiadas (aproximadamente 220g) 1/2 xícara de água 1 xícara de farinha de arroz 1/2 xícara de fécula de mandioca  1/2 xícara de polvilho doce 1/2 colher (chá) de goma xantana 1 colher (sopa) fermento em pó  1 xícara de chocolate granulado No liquidificador bata os ovos, o açúcar, a água, as cenouras e o ól

Bolo de laranja com azeite e cacau

Você pode até assustar ao ler o tópico deste post com o nome do bolo, mas acredite, dá certo! Quem foi que disse que o azeite só é para ser usado em preparações salgadas? Nada disso. Saiba que o querido azeite também tem vez na preparação de doces e o resultado na maioria das vezes é fenomenal.




A combinação de ingredientes desta receita é simplesmente fantástica. É um bolo leve, saboroso e perfeito para servir com um chá ou cafezinho. 




Ingredientes

125g de iogurte natural
120g de azeite extra virgem
200g de açúcar (150g para a massa e 50g para o merengue)
2 ovos (gemas e claras separadas)
50ml de suco de laranja
raspas da casca de uma laranja
180g de farinha de trigo
6g de fermento em pó
100g de chocolate meio amargo picado

Preaqueça o forno em 180°C. Unte uma forma de bolo inglês com manteiga e polvilhe com farinha. Reserve.
Na batedeira, junte o iogurte, o azeite, 150g de açúcar, as gemas, as raspas e o suco da laranja. Adicione a farinha peneirada com o fermento e bata em velocidade baixa só até incorporar.
Em outra vasilha, bata as claras em neve e adicione o restante do açúcar (50g) aos poucos, até que fique com consistência firme e brilhante. Adicione este merengue à massa delicadamente com a ajuda de uma espátula.
Derreta o chocolate no banho maria ou no microondas. Para derreter no microondas, coloque o chocolate picado em uma vasilha de vidro e vá derretendo aos poucos, mexendo a cada 30 segundos para ele não queimar.
Separe a massa em duas partes iguais e adicione o chocolate derretido a uma das massas. Coloque as duas massas na forma, alternando, e se desejar misture um pouco com a ajuda de um garfo para dar um efeito marmorizado.
Leve ao forno por cerca de 30 minutos ou até que espetando um palito de madeira ele saia limpo.
Deixe esfriar sobre uma grade antes de desenformar.
Na hora de servir polvilhe açúcar de confeiteiro por cima do bolo.

Bora pra cozinha!


Todas as fotos deste blog são de minha autoria, salvo quando citada a fonte. Não autorizo a reprodução das fotos e textos sem um contato prévio para avaliação. Todas as receitas foram testadas antes de serem publicadas.

Comentários

  1. Huuum bolo de laranja é uma delícia! adoro! com o toque do azeite deve ter ficado incrível! bjs
    I Love Cupcakes s2

    ResponderExcluir
  2. Hmmmmmm que aspecto divino!!!!
    Realmente esta combinação deve ter ficado perfeita, está com um aspecto delicioso!!!
    Beijão

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas