Pular para o conteúdo principal

Destaques

BOLO DE CENOURA FORMIGUEIRO (SEM GLÚTEN)

Se tem uma versão de bolo que sempre me lembra "casa de vó", é o bolo formigueiro. Um bolinho simples que nunca decepciona.  Há algum tempo estava querendo fazer esta receita que vi no Instagram da @viversemtrigo e adorei o resultado. Fiz algumas adaptações na receita original para o que eu tinha em casa e deu super certo: aumentei a quantidade de cenoura para ficar mais coradinho, troquei o óleo de coco por outro óleo vegetal, e troquei a fécula de batata por mandioca.  É um bolo super fofinho e saboroso. Tenho certeza que será sucesso por aí também. Ingredientes  4 ovos  1 e 1/2 xícara de açúcar demerara  3/4 xícara de óleo (usei de milho) 2 cenouras médias descascadas e fatiadas (aproximadamente 220g) 1/2 xícara de água 1 xícara de farinha de arroz 1/2 xícara de fécula de mandioca  1/2 xícara de polvilho doce 1/2 colher (chá) de goma xantana 1 colher (sopa) fermento em pó  1 xícara de chocolate granulado No liquidificador bata os ovos, o açúcar, a água, as cenouras e o ól

Sopa creme de abóbora

Que tal começar a semana com uma receitinha mais light? E ainda com o friozinho que tem feito ultimamente, nada como uma sopinha para esquentar e de quebra ajudar a emagrecer. 

Esta sopa de abóbora é bem versátil e pode ser combinada com diversos ingredientes: frango, queijo, carne de sol...

Mas como o intuito é pegar leve, esta semana fiz sem carne e usei Chancliche (queijo árabe).



Ingredientes:

700g de abóbora cortada em cubos
cebola ralada
1/2 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de azeite
1 colher de café de gengibre ralado (opcional)
1 tomate picadinho
1 stick de caldo de carne (daqueles sem gordura)
1 colher de sopa bem cheia de requeijão (light de preferência)
água suficiente para cobrir a abóbora

Em uma panela grande aqueça o azeite e a manteiga e refogue a cebola. Acrescente o gengibre, o tomate e refogue mais um pouco. Junte os cubos de abóbora, refogue um minutinho e cubra com água fervente. Junte o caldo de carne e deixe cozinhar até que a abóbora esteja macia, aproximadamente 20 minutos. Passe pelo liquidificador ou mixer, volte para o fogo, finalize com o requeijão, um fio de azeite e está pronto. Caso queira uma sopa mais natureba, troque o caldo de carne por sal e temperos de sua preferência (salsinha, pimenta do reino, páprica...).

Já fiz algumas variações desta sopa, na verdade a primeira vez que fiz foi com frango. Use um ou dois filés de peito de frango e dê uma refogada nele antes de juntar a abóbora. Após os 20 minutos de cozimento retire o frango, desfie e volte para a panela depois de bater a abóbora. Fica uma delícia e combina super bem com o gengibre.

Uma segunda opção seria juntar queijo cottage no prato. É um queijo super leve e dá um gostinho especial. 
Terceira opção, fazer uma carne de sol refogada com cebola, manteiga e servir junto, mas esta é uma opção não muito light.

Para esta versão que fiz esta semana, como não tinha nenhuma das opções anteriores em casa, usei o queijo árabe que eu tinha na geladeira. Para quem não conhece, é um queijo tipo ricota temperado com especiarias e que basta temperar com azeite e servir junto com a sopa. Este queijo para um lanche rápido com uma torrada ou pão sírio é uma maravilha.

Bora pra cozinha!

Comentários

Postagens mais visitadas