Sopa creme de abóbora

Que tal começar a semana com uma receitinha mais light? E ainda com o friozinho que tem feito ultimamente, nada como uma sopinha para esquentar e de quebra ajudar a emagrecer. 

Esta sopa de abóbora é bem versátil e pode ser combinada com diversos ingredientes: frango, queijo, carne de sol...

Mas como o intuito é pegar leve, esta semana fiz sem carne e usei Chancliche (queijo árabe).



Ingredientes:

700g de abóbora cortada em cubos
cebola ralada
1/2 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de azeite
1 colher de café de gengibre ralado (opcional)
1 tomate picadinho
1 stick de caldo de carne (daqueles sem gordura)
1 colher de sopa bem cheia de requeijão (light de preferência)
água suficiente para cobrir a abóbora

Em uma panela grande aqueça o azeite e a manteiga e refogue a cebola. Acrescente o gengibre, o tomate e refogue mais um pouco. Junte os cubos de abóbora, refogue um minutinho e cubra com água fervente. Junte o caldo de carne e deixe cozinhar até que a abóbora esteja macia, aproximadamente 20 minutos. Passe pelo liquidificador ou mixer, volte para o fogo, finalize com o requeijão, um fio de azeite e está pronto. Caso queira uma sopa mais natureba, troque o caldo de carne por sal e temperos de sua preferência (salsinha, pimenta do reino, páprica...).

Já fiz algumas variações desta sopa, na verdade a primeira vez que fiz foi com frango. Use um ou dois filés de peito de frango e dê uma refogada nele antes de juntar a abóbora. Após os 20 minutos de cozimento retire o frango, desfie e volte para a panela depois de bater a abóbora. Fica uma delícia e combina super bem com o gengibre.

Uma segunda opção seria juntar queijo cottage no prato. É um queijo super leve e dá um gostinho especial. 
Terceira opção, fazer uma carne de sol refogada com cebola, manteiga e servir junto, mas esta é uma opção não muito light.

Para esta versão que fiz esta semana, como não tinha nenhuma das opções anteriores em casa, usei o queijo árabe que eu tinha na geladeira. Para quem não conhece, é um queijo tipo ricota temperado com especiarias e que basta temperar com azeite e servir junto com a sopa. Este queijo para um lanche rápido com uma torrada ou pão sírio é uma maravilha.

Bora pra cozinha!

Comentários

Postagens mais visitadas