Risoto de carne e rúcula

Com este friozinho que fez hoje, não consegui pensar em outra coisa para fazer no almoço: risoto! E hoje fiz um risoto que nunca tinha feito, de carne com rúcula. Ficou maravilhoso.

Pontos importantes: quer um bom risoto? Nem pense em usar arroz comum, compre um arroz próprio para risoto, que pode ser o arbório ou carnaroli. Outra coisa que acho muito importante é o queijo parmesão. Aqueles queijos ralados de saquinho não entram na minha casa por nada. Sempre tenho um pedaço de parmesão em casa e costumo ralar na hora de usar. É só guardar o pedaço de parmesão bem fechadinho com um filme plástico na geladeira e você terá sempre queijo fresquinho e ralado na hora. Eu também não dispenso uma boa manteiga.




Ingredientes para o risoto (para duas pessoas):

2 colheres (sopa) de manteiga 
300g de filé mignon em tirinhas finas
1 colher (sopa) de caldo de carne líquido
2 colheres (sopa) de azeite
1/2 cebola ralada
1 e 1/2 xícara (chá) de arroz arbório ou carnaroli
1/2 xícara (chá) de vinho branco
1 stick de caldo de carne em pó dissolvido em 1 e 1/2 litro de água
1 colher (sopa) de mostarda (de preferência Dijon)
Parmesão ralado, aproximadamente 1/2 xícara
rúcula picadinha

Em uma frigideira grande ou panela, doure a carne em uma colher de manteiga e o caldo de carne líquido. Se quiser, ao invés de usar o caldo, você pode temperar a carne à gosto com sal, pimenta, molho inglês, o que você preferir. Não deixe a carne passar muito, assim que perceber que não há mais pontos crus na carne, desligue e reserve.

Em uma outra panela, de fundo largo, refogue a cebola no azeite sem deixar dourar. Junte o arroz (não precisa lavar), refogue rapidamente e junte o vinho. Deixe o vinho evaporar um pouquinho mas sem secar e vá adicionando o caldo dissolvido na água aos poucos, mexendo sempre, de preferência com uma colher de pau. Este caldo deve ficar no fogo baixo para não perder a temperatura, pois você vai ficar adicionando ao arroz por uns 20 minutos. Nunca deixe o arroz secar, ele tem que estar sempre cremoso e bem molhado. Praticamente a cada minuto você adiciona um pouquinho de água. O tempo total vai depender do tipo do arroz, o que usei hoje, ficou pronto em 20 minutos. Mas isso depende, tem quem goste mais al dente, eu prefiro mais macio.

Neste ponto, abaixe o fogo e acrescente a carne, a manteiga restante, a mostarda e o queijo parmesão. Mexa bem para incorporar tudo, desligue o fogo, tampe a panela e deixe descansar por uns 5 minutos. 
Se quiser acrescente a rúcula na panela para ela murchar, eu prefiro servir no prato em cima do risoto com mais um pouquinho de parmesão ralado, um fio de azeite e pimenta do reino moida na hora.

Quanto ao caldo para cozimento do arroz, pode ser que você precise de mais um pouquinho de água, ou até pode ser que não chegue a usar tudo, vai depender muito da qualidade do arroz, da chama do seu fogão, enfim, mas não tem erro. E lembre-se, risoto é para ficar bem molhado, e tem que ser preparado na hora, se deixar na panela por muito tempo ou guardar na geladeira, vira um grude!


Bora pra cozinha!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas