Biscoitos de coco e chocolate branco

Tem coisa mais fofa do que biscoito? Não sei porque, mas acho tão lindo. E quer saber? Acho um amor preparar uma bela fornada de biscoitos, colocar em uma caixinha ou pote bem bonitinho e dar de presente pra alguém. Uma prova de amor :)





Esta semana preparei uma fornada de biscoitinhos de coco banhados em chocolate branco. De todas a receitas de biscoito que já fiz, acho que é a minha preferida. É uma daquelas receitas que não me canso de repetir.




Listinha de ingredientes:

300 g de farinha de trigo
200 g de manteiga em temperatura ambiente
200 g de chocolate branco
120 g de açúcar
120 g de coco ralado (ou um pouco mais se você for viciada como eu)
2 gemas
sal

Vamos colocar a mão na massa? Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar até ficar homogêneo. Junte as gemas e bata mais um pouco. Feito isto, adicione à mão os ingredientes secos, a farinha, uma pitada de sal e 100 g do coco ralado. O restante do coco fica para finalizar os biscoitos. Misture tudo muito bem, inicialmente com uma colher, e depois com a mão. Embrulhe a massa em um filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 1 hora. 

Depois desse tempo, faça com a massa bolinhas do tamanho de uma noz e role sobre uma superfície lisa para formar bastões. Dobre as duas pontas do bastão em forma de ferradura e coloque na assadeira forrada com papel manteiga. Dependendo da quantidade de coco a massa pode esfarelar um pouco, não se assuste, pode brincar a vontade, como se fosse massinha, hora de voltar à infância! Eu gosto de fazer formatos variados, meia-lua, palitinhos, bolinhas achatadas...

Caso você faça formatos diferentes, preste atenção na hora de assar, pois os formatos que ficarem mais fininhos, ficarão prontos antes. Asse os biscoitos em forno preaquecido a 180º C por cerca de 15 a 25 minutos. Como eu disse, o tempo vai depender do formato do biscoito. Fique de olho nas bordinhas para ver se ele já está moreninho por baixo.

Uma coisa muito importante para ter biscoitos crocantes é a forma de esfriá-los. Assim que tirar do forno, vá colocando os biscoitos sobre uma grade para que eles esfriem. Eu ainda não comprei aquela grade própria para este fim, então improviso e pego a grade de dentro no meu forninho elétrico, a grade de um grill, qualquer uma serve.

Enquanto os biscoitos esfriam, derreta o chocolate branco. Pode ser em banho-maria, em fogo baixo, mas sinceramente acho mais fácil no microondas. É só colocar em uma tigelinha o chocolate picado e colocar por uns 30 segundos no micro. Tire, mexa um pouco para ele ir derretendo, se necessário coloque mais 15 segundos, mexa mais um pouco, até ele derreter por completo. Quando os biscoitos estiverem frios, passe as extremidades primeiro no chocolate derretido e depois no coco ralado que sobrou. Como eu gosto que fique com bastante coco, eu acabo usando até um pouco mais de coco ralado. Disponha os biscoitos novamente sobre a grade ou sobre uma folha de papel manteiga e espere esfriar para que o chocolate endureça. Guarde em potes bem fechadinhos e coma muito biscoito acompanhado de um chá ou cafezinho.

Bora pra cozinha!

Comentários

  1. Oi Milla!! Não conhecia seu blog e achei lindo !! Adoro biscoitinhos e os seus estão fofos!!! Parabéns!!! Beijos Tereza

    ResponderExcluir
  2. Oi Tereza, meu blog ainda é novinho, mas estou animada. Muito obrigada :)

    ResponderExcluir
  3. Olá, sou a Noêmia do grupo “Blogs de Gastronomia” do Facebook.
    Passei para conhecer o seu blog!
    Adoro esta combinação de sabores!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Nossa que delicia. Adorei!Já fiquei rsrs
    Regiane
    http://borbolsnacozinha.blogspot.com/
    Grupo Blogs de gastronomia do FB
    Bjo

    ResponderExcluir
  5. Que bonitos amiga, que coisa boa mesmo...bjokinhass

    ResponderExcluir
  6. Bons demais com toda a certeza, obrigado por partilhar Mirella.

    beijo!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas