Torta folhada de maçã

Confesso que sou louca por massa folhada. Minha meta é um dia conseguir fazer a massa em casa, mas ainda preciso comer muito arroz com feijão para chegar lá. Mas sonhar pode né? Então vou continuar aqui sonhando que um dia irei aprender a fazer a massa e, quem sabe, em Paris!

Bom, mas descendo do salto e voltando para a realidade, por hora, vou continuar a usar a massa folhada comprada pronta no supermercado. Bora fazer uma torta folhada de maçã mega deliciosa?




Vamos precisar de:

1 caixa de massa folhada laminada (300g)
3 maçãs verdes grandes, sem casca e fatiadas
1 e 1/2 xícara (chá) de suco de laranja
1/2 xícara (chá) de açúcar
3 gemas
2 colheres (sopa) de amido de milho
1 lata de creme de leite

Unte uma forma de 22 cm de diâmetro com manteiga e centralize a massa na forma, deixando as laterais para fora. As laterais vão servir para cobrir a torta, fechando como um embrulho. 

Para o recheio, em uma panela, coloque as maçãs fatiadas com uma xícara (chá) do suco de laranja e o açúcar. Cozinhe, em fogo médio, por cerca de cinco minutos e reserve. Em uma tigela, misture as três gemas com uma colherinha de água (Lembram da dica para não ficar com cheiro de ovo? Aqui). Misture o amido com o suco de laranja restante e adicione às gemas. Acrescente esta mistura às maçãs reservadas e deixe cozinhar por mais dois minutos após iniciar fervura. Desligue o fogo e adicione o creme de leite (eu uso o light). 

Coloque o recheio sobre a massa e feche com o que sobrou de massa nas laterais. A forma mais fácil é dividindo em duas partes cada lateral no sentido do comprimento, ficando com quatro partes para fechar. Onde as partes se encontram, molhe a massa com um pouquinho de água para que ela grude, feche bem para que o recheio não escorra para fora na hora de assar. Mas já adianto que é bem provável que saia um pouquinho do recheio quando ele ferver no forno. 

Asse em forno preaquecido, 200°C, por cerca de 25-30 minutos. Deixe amornar e leve à geladeira por no mínimo quatro horas. Se quiser que a massa fique bem douradinha, você pode pincelar gema de ovo antes de assar. Eu particularmente não gosto.




Esta torta não é muito doce, pelo contrário, é bem azedinha por causa da maçã e do suco de laranja. Na hora de servir, vale a pena dar um toque adocicado na torta. Eu usei açúcar de confeiteiro para polvilhar e uma calda de doce de leite que combinou deliciosamente bem.

Bora pra cozinha!


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas