Risoto de salmão defumado e cream cheese

Outro dia comi um sanduíche natural de salmão defumado com uma generosa camada de cream cheese e amei a combinação de sabores. Não demorou para que eu comprasse os ingredientes no supermercado para reproduzir o sanduba em casa. 

Só teve um probleminha, antes que eu tivesse oportunidade de fazer o tal sanduíche, tive vontade de comer risoto no almoço, coisa que amo, e na hora de pensar nos ingredientes do risoto, logo veio na minha mente aquela linda embalagem de salmão defumado que estava no freezer. De sanduba, virou risoto! 




Dei uma incrementada com umas ervilhas que estavam dando sopa no freezer e rúcula para decorar. Como diriam meus amigos do sul, tri bom!!

Ingredientes:

1/2 cebola ralada ou picadinha
1 colher (sopa) de manteiga (com vontade heim gente)
1 fio de azeite
1 xícara e 1/2 de arroz arbório ou carnaroli
1 e 1/2 litro de caldo de legumes
1 copo pequeno de vinho branco
3/4 xícara (chá) de ervilhas congeladas
100 g de salmão defumado picado
1 pires de queijo parmesão ralado
2 colheres (sopa) de cream cheese
rúcula para decorar

Em uma panela de fundo largo aqueça a manteiga e o azeite e frite rapidamente a cebola e o arroz. O arroz para risoto nunca deve ser lavado heim gente!

Junte o vinho e continue mexendo para ele evaporar um pouco, mas sem deixar secar. Comece a adicionar o caldo de legumes aos poucos e continue neste processo por cerca de 20 minutos, mexendo sempre e cuidando para não deixar secar. Como eu disse no post do Risoto de carne e rúcula, eu particularmente só faço risoto com colher de pau. Outra dica é deixar o caldo de legumes no fogo baixo para manter a temperatura durante todo o processo.

Na metade do tempo, aos 10 minutos, acrescente as ervilhas. Como usei congelada, para não interferir na temperatura do risoto, eu adicionei as ervilhas ao caldo de legumes e conforme ia adicionando o caldo as ervilhas iam entrando na roda :)

Depois de 15-16 minutos acrescente o salmão picadinho. Quando o arroz estiver no ponto, por volta de 20 minutos, desligue o fogo, junte o parmesão ralado e o cream cheese. Misture bem e deixe a panela tampada uns minutinhos para que tudo se incorpore e chegue no ponto ideal. Quando desligar o fogo o arroz ainda deve estar bem molhado! Depois ele continua secando, então sempre deixe com bastante caldo.

No prato regue com um fio de azeite, decore com rúcula, parmesão e aproveite! Esta receita serve duas pessoas famintas ou três educadinhas rsss

Bora pra cozinha!

Todas as fotos deste blog são de minha autoria, salvo quando citada a fonte. Não autorizo a reprodução das fotos e textos sem um contato prévio para avaliação. Todas as receitas foram testadas antes de serem publicadas.

Comentários

  1. Mirela, ficou com uma aparência para lá de apetitosa, este com certeza vou ter que fazer para o meu marido.
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Que delícia!!

    Adoro tudo nessa receita, ou seja, já guardei a receita!! =D

    bjos.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada queridos! Façam em casa. Prometo que não irão se arrepender rsss
    bjo

    ResponderExcluir
  4. Oi Mirella,
    Delícia de receita.Vou anotar e fazer.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas