Panqueca sem ovos

Adoro panquecas! Salgadas ou até mesmo doces para o lanche da tarde. Mas quem nunca passou pelo momento trágico de abrir a geladeira e perceber que os ovos acabaram? E tem também aquelas pessoas que por alguma restrição médica não podem comer ovos. Eis a solução, panquecas sem ovos e que ficam tão boas quanto a receita original.




Confesso que tive algumas tentativas frustradas com outras receitas até me deparar com esta. Algumas com muitos ingredientes e que viravam um grude, uma que literalmente grudou no azulejo da cozinha, mas eu não desisti. Encontrei uma receita no blog Casa, Coisas e Sabores e que era a mais simples e que funcionou de verdade. A panqueca fica super macia e feita assim com recheio e molho dificilmente alguém perceberá a ausência dos ovos. 

Ingredientes:

1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 e 1/3 xícara (chá) de leite
2 colheres (sopa) de óleo (usei uma de óleo e uma de azeite)
1 colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal

Bata tudo no liquidificador até ficar homogêneo e frite porções da massa em uma frigideira antiaderente. Para fazer panquecas é essencial ter uma boa frigideira. Eu geralmente só unto uma vez com azeite e tiro o excesso com um papel toalha. Depois da primeira não é preciso mais untar a frigideira. Frite a panqueca de um lado e quando estiver firme e douradinha por baixo, vire com a ajuda de uma espátula para dourar o outro lado. Simples e rápido.

Para o recheio das panquecas eu fiz uma carne moída com molho de tomates, coloquei as panquecas em uma travessa, joguei molho de tomate por cima, parmesão ralado e levei ao forno apenas para aquecer. As panquecas feitas sem ovos ficam realmente leves, uma delícia. Recomendo.

Bora pra cozinha!

Receita original: Casa, Coisas e Sabores

Comentários

  1. E fica mesmo bom, eu mesma já me esqueci de os colocar e foi assim que descobri que sem ovos funciona igual e até achei melhores :)

    ResponderExcluir
  2. Mirella, que bom que gostou da receita! Vivo sempre esse momento tenso de perceber que não tenho ovos, rs, então essa receita acaba saindo muito. Sua panqueca teve tudo que tem direito, recheio, molho...ficou com uma cara apetitosa :) Obrigada por indicar o blog! Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Mirella, eu também adoro panquecas e já aconteceu de procurar pelos ovos e não ter, acabei deixando a vontade de lado. Anotei aqui sua receita e a próxima panqueca será sem ovos. Grata pela dica!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  4. Acabei de fazer aqui em casa, meu marido amou. Realmente, colocando um recheio gostoso, e bastante molho nem dá pra perceber a ausência dos ovos. Pra melhorar a receita, eu coloquei um pouco de requeijão cremoso por cima, ficou uma delícia! Valeu pela dica.

    ResponderExcluir
  5. Fica muito bom também com parmesão ralado

    ResponderExcluir
  6. eu adorei.. ja fiz duas vezes e todos amaram....

    ResponderExcluir
  7. Boa noite, vou fazer agora! Quantas panquecas faz com essa quantidade?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas