Sopa de mandioca e misso

É meu povo, eu avisei que esta semana estava rolando o festival da mandioca aqui em casa, né? Agora aguenta! Hoje é dia da sopinha! Não tem coisa mais fácil nesta vida do que fazer sopa de mandioca, mas para você que é iniciante neste ambiente maravilhoso da casa chamado COZINHA, aqui vai a receita que vai salvar suas noites frias.




A variante desta sopa é que ao invés de usar os já manjados caldos de carne e cia, usei a pasta de missô para temperar. Missô é uma pasta à base de soja muito usada na culinária japonesa, principalmente para fazer aquela sopinha que tomamos nos restaurantes japoneses, o missoshiro. A vantagem é que o missô é bem mais saudável e vai dar um sabor diferente para aquela sopinha básica.

Ah! E já que você é iniciante na cozinha, compre no supermercado a mandioca já descascada. Quer mais fácil do que isso?

Listinha de compras:

1/2 quilo de mandioca descascada e cortada em pedaços
1 e 1/2 litro de água fervente
1/2 cebola ralada ou picadinha
2 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de pasta de missô
ervilhas frescas ou congeladas
sal, se necessário

Muito fácil! Em uma panela de pressão aqueça o azeite e refogue a cebola. Junte a mandioca e refogue mais um pouquinho. Acrescente a água e tampe a panela. Depois que pegar pressão deixe cozinhar por mais 20 minutos. 

Abra a panela, e com a ajuda de um garfo vá quebrando os pedaços de mandioca que ainda estejam muito grandes, ou se preferir uma sopa mais espessa, bata metade no liquidificador e volte à panela. Junte as ervilhas e deixe no fogo por mais uns 5-10 minutos. Depois que desligar o fogo, junte o missô e mexa até dissolver por completo. A pasta de missô não deve ser fervida em altas temperaturas para que não perca suas propriedades nutricionais, por isso só deve ser acrescentada no final. O missô já é salgado e não costumo adicionar sal, mas se achar necessário acrescente um pouquinho de sal, ou até mesmo mais missô.

Caso você queira acrescentar uma carne à sopa, refogue os cubos de carne antes de tudo. Eu costumo usar a paleta. Depois da carne dourada, junte todos os outros ingredientes e deixe na pressão por 30 minutos.

Eu tinha em casa uma carne desfiada com pimentão vermelho e juntei com a minha sopinha na hora de servir e ficou uma delícia! A mandioca é a base, se tiver outros legumes ou ingredientes em casa, use! 

Bora pra cozinha!

Comentários

  1. Milla que delicia sua sopinha de macaxeira!! Tenho a misso em casa e acredita que nunca usei?! preconceito...rsrs Vc me deu a ideia de dar um up nas minhas sopitchas de casa !:) Lindona! Beijos Tereza

    ResponderExcluir
  2. Oi Tereza! Comece a usar o misso e você vai se surpreender. Dá pra usar em muitas coisas, sopas, pastinhas, molhos. E dizem que os benefícios para a saúde são enormes. Vale a pena. Beijinhos e obrigada pela visita :)

    ResponderExcluir
  3. Oi Mirella,
    Vim conhecer seu blog e adorei as delícias.
    Essa sopa é uma excelente opção.
    Eu também desde criança tenho mania de colecionar receitas.Já nem sei mais onde guarda-las.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  4. Mirella, essa sopinha agora de jantar com esse friozinho ia bater um bolão em casa. Adorei a receita e apresentação/ composição do prato. Um charme!
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Mirella adorei a ideia do missô na sopa de mandioca, com certeza vou experimentar. Adorei tudo.
    Bjo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas