Bolo de fubá com goiabada

Está chovendo aí? Aqui está. Uma chuvinha bem gostosa numa tarde de domingo é o cenário perfeito para um bolo de fubá com uma bela xícara de café ou chá.




Outro dia estava vendo um programa na tv e passou uma receita de bolo de fubá com uma calda de goiabada. Confesso que não me senti muito atraída pela calda, mas curiosa com o resultado da massa do bolo que levava iogurte. Esta semana resolvi testar a receita com algumas alterações: substituí o óleo da massa por manteiga e ao invés da calda, coloquei pedaços de goiabada junto com a massa para assar. Resultado? Esse aqui ó:




Ingredientes:

4 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar
1 pote de iogurte (usei desnatado)
1/2 xícara (chá) de manteiga em temperatura ambiente
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de fubá
1 colher (sopa) de fermento
pedaços de goiabada para o recheio

Bata os ovos na batedeira até dobrar de volume. Em seguida, adicione o açúcar e continue batendo até obter um creme leve e fofo. Ainda na batedeira, junte o iogurte e a manteiga. Caso tenha esquecido de tirar a manteiga da geladeira antes, é só colocar por poucos segundos no microondas, mas sem deixar ela esquentar. Termine de dissolver a manteiga com a ajuda de um garfo para não ter que aquecer muito. 

Em outra travessa, peneire a farinha, o fubá e o fermento. Junte estes ingredientes ao creme reservado e volte à batedeira em velocidade baixa até que tudo se incorpore. Use uma forma com buraco no meio, untada e enfarinhada. Coloque metade da massa na forma, disponha os pedaços de goiabada, e coloque o restante da massa por cima. Leve ao forno preaquecido 180° C, por cerca de 25-30 minutos.

Como tenho uma forma pequena, fiz só metade da receita, então meu bolo assou rápido, em 25 minutos. Caso faça a receita toda, o tempo de forno deve chegar aos 30 minutos.

Bora pra cozinha!


Comentários

  1. Mirella do céu! Eu adoro bolo de fubá, e ccom goiabada ainda...noossa!!! deve ter ficado mesmo delicious!!! Bjkas 1000.

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvidas esse bolo ficou uma delícia!

    ResponderExcluir
  3. Mirella: Na luta contra o câncer, seja ele onde for, me junto a você!
    Adoro receitas com goiabada, quero um pedacinho, viu?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Que delicia de bolo...adoro bolo de fuba...e com goiabada deve mesmo ter ficado uma delicia...
    Adorei tudo que vi por aqui...ja virei seguidora...passala no meu e de uma espiadinha quando puder...

    Beijinhos

    http://viramexeefaz.blogspot.com

    Sharon

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pelos comentários, beijos a todos :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas