Piadina
Hoje vamos fazer uma viagem ao norte da Itália, mais precisamente à região da Emilia Romagna. Já tive o prazer de visitar esta região da Itália, mas talvez por falta de tempo para me aprofundar na cultura da região, acabei deixando escapar a oportunidade de comer uma das delícias típicas, um pão chamado piadina.
Você tem medo de fazer pão e errar a mão? Este é o pão perfeito para você. Não tem como errar! É uma receita super simples, com poucos ingredientes e sem muito trabalho. E outra, não é assado no forno, é feito na frigideira em poucos minutos. Quer mais fácil que isto? Então compre pão de forma no supermercado :)
O recheio fica por conta da sua imaginação. Neste da foto usei alface americana, tomates, queijo prato, pastrami e maionese. Existem variações da receita, alguns usam gordura animal, outros usam água ao invés de leite, dá pra usar também farinha integral, mas esta receita da Rita do Panelinha é perfeita.
Ingredientes para 3 piadinas:
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) rasa de sal
1/2 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (sopa) de azeite
3/4 xícara (chá) de leite
Em uma tigela grande junte a farinha, o sal e o fermento. Misture e abra um buraco no centro. Coloque o azeite no centro e vá misturando com a ponta dos dedos. Junte o leite em três etapas até formar uma bola. Transfira para uma superfície de pedra enfarinhada e sove por no máximo 3 minutos adicionando farinha (bem pouco) se começar a grudar na pedra.
Divida a massa em três partes e cubra com um pano úmido. O pano não deve estar molhado, só úmido. Este pano irá impedir a massa de ressecar enquanto você prepara as piadinas. Abra uma das partes da massa com a ajuda de um rolo e frite em uma frigideira antiaderente ou uma chapa em fogo alto.
Quando a massa já estiver na frigideira, faça furos com um garfo para evitar que forme bolhas. Quando a massa ficar com pintinhas escuras embaixo (aproximadamente 2 minutos) já é hora de virar e cozinhar o outro lado da mesma forma. Depois de pronta coloque em um prato e cubra com um pano de prato, desta vez seco, apenas para manter a sua piadina quente enquanto prepara a outras. Depois de prontas é só rechear e se deliciar.
Bora pra cozinha!
Mirella, que delícia!
ResponderExcluirAmo fazer pão (não sou das que tem medo..rs), mas adorei essa receita rápida e prática.
Com certeza vou fazer. Depois te conto ;)
Bjos
Tania
Adoro pães assim chatos como o árabe! Preciso provar desse seu, que nunca comi.
ResponderExcluirbjs
Milla, amore mio!
ResponderExcluirTuas piadinas ficaram lindas!!! Vou te dizer que tentei fazer uma fez e foi um horror! Apanhei uma surra, queimei dedo, queimei massa e tudo ficou horrível. Acho difícil fazer pão sem miolo..hahahah.
Ahhh, a Itália! Ah, a Itália...
Beijo,
Carla Maicá
Mirella, eu vi um vídeo da Rita fazendo piadinas e fiquei com a maior vontade, é praticamente uma panqueca em forma de pão, de tão prática. Mas vou dizer que as suas ficaram muito bonitas, perfeitinhas :-) Beijos!
ResponderExcluirMuy buena receta de pan,te felicito y ya tienes otra seguidora,un besote,chaoo
ResponderExcluirMi! Vivo paquerando esta receita, mas ainda não tive coragem de fazer, pois achava meia "insossa"! Mas depois desta descrição, acho que vou fazer! Bem bonito o teu "sanduba" de piadina! Aproveito para te desejar um Feliz Natal e um 2012 Cheio de saúde, alegrias e realizações! Um abração!
ResponderExcluirMi, fiz a piadina! ficou ótEma!! bjs
ResponderExcluirOi!Tô sumida de tudo, mas nunca deixo de espiar suas milagrosas receitas! Hoje tinha diversos patês diferentes na geladeira, mas nada para acompanhá-los...e aí que lembrei da sua piadina e arrisquei meu primeiro pão rs!Você sabe que não nasci para cozinhar, mas vou me animando a medida que consigo fazer suas receitas!bjo, Tati
ResponderExcluir