Piadina

Hoje vamos fazer uma viagem ao norte da Itália, mais precisamente à região da Emilia Romagna. Já tive o prazer de visitar esta região da Itália, mas talvez por falta de tempo para me aprofundar na cultura da região, acabei deixando escapar a oportunidade de comer uma das delícias típicas, um pão chamado piadina.


Você tem medo de fazer pão e errar a mão? Este é o pão perfeito para você. Não tem como errar! É uma receita super simples, com poucos ingredientes e sem muito trabalho. E outra, não é assado no forno, é feito na frigideira em poucos minutos. Quer mais fácil que isto? Então compre pão de forma no supermercado :)

O recheio fica por conta da sua imaginação. Neste da foto usei alface americana, tomates, queijo prato, pastrami e maionese. Existem variações da receita, alguns usam gordura animal, outros usam água ao invés de leite, dá pra usar também farinha integral, mas esta receita da Rita do Panelinha é perfeita.

Ingredientes para 3 piadinas:

1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) rasa de sal 
1/2 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (sopa) de azeite
3/4 xícara (chá) de leite

Em uma tigela grande junte a farinha, o sal e o fermento. Misture e abra um buraco no centro. Coloque o azeite no centro e vá misturando com a ponta dos dedos. Junte o leite em três etapas até formar uma bola. Transfira para uma superfície de pedra enfarinhada e sove por no máximo 3 minutos adicionando farinha (bem pouco) se começar a grudar na pedra.

Divida a massa em três partes e cubra com um pano úmido. O pano não deve estar molhado, só úmido. Este pano irá impedir a massa de ressecar enquanto você prepara as piadinas. Abra uma das partes da massa com a ajuda de um rolo e frite em uma frigideira antiaderente ou uma chapa em fogo alto.

Quando a massa já estiver na frigideira, faça furos com um garfo para evitar que forme bolhas. Quando a massa ficar com pintinhas escuras embaixo (aproximadamente 2 minutos) já é hora de virar e cozinhar o outro lado da mesma forma. Depois de pronta coloque em um prato e cubra com um pano de prato, desta vez seco, apenas para manter a sua piadina quente enquanto prepara a outras. Depois de prontas é só rechear e se deliciar. 

Bora pra cozinha!

Comentários

  1. Mirella, que delícia!

    Amo fazer pão (não sou das que tem medo..rs), mas adorei essa receita rápida e prática.
    Com certeza vou fazer. Depois te conto ;)

    Bjos
    Tania

    ResponderExcluir
  2. Adoro pães assim chatos como o árabe! Preciso provar desse seu, que nunca comi.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Milla, amore mio!

    Tuas piadinas ficaram lindas!!! Vou te dizer que tentei fazer uma fez e foi um horror! Apanhei uma surra, queimei dedo, queimei massa e tudo ficou horrível. Acho difícil fazer pão sem miolo..hahahah.

    Ahhh, a Itália! Ah, a Itália...

    Beijo,
    Carla Maicá

    ResponderExcluir
  4. Mirella, eu vi um vídeo da Rita fazendo piadinas e fiquei com a maior vontade, é praticamente uma panqueca em forma de pão, de tão prática. Mas vou dizer que as suas ficaram muito bonitas, perfeitinhas :-) Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Muy buena receta de pan,te felicito y ya tienes otra seguidora,un besote,chaoo

    ResponderExcluir
  6. Mi! Vivo paquerando esta receita, mas ainda não tive coragem de fazer, pois achava meia "insossa"! Mas depois desta descrição, acho que vou fazer! Bem bonito o teu "sanduba" de piadina! Aproveito para te desejar um Feliz Natal e um 2012 Cheio de saúde, alegrias e realizações! Um abração!

    ResponderExcluir
  7. Mi, fiz a piadina! ficou ótEma!! bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi!Tô sumida de tudo, mas nunca deixo de espiar suas milagrosas receitas! Hoje tinha diversos patês diferentes na geladeira, mas nada para acompanhá-los...e aí que lembrei da sua piadina e arrisquei meu primeiro pão rs!Você sabe que não nasci para cozinhar, mas vou me animando a medida que consigo fazer suas receitas!bjo, Tati

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas