Rocambole de carne moída com purê e funghi

Já confessei aqui no blog sobre a minha paixão por purê de batatas? Acho que sim, né? E foi no post do escondidinho de carne moída. Eis que aqui estou, mais uma vez, para expressar este meu amor ao purê.

E claro, a combinação perfeita está mais uma vez presente e o parzinho romântico do purê novamente será a carne moída. Mas desta vez temos uma nova roupagem e o affair resultou em um rocambole de carne recheado com purê de batatas e uma mistura de cogumelos. A combinação ficou excelente e altamente recomendada para os purêlovers de plantão.

Tenho uma certa resistência em usar ovos em receitas com carne, nunca consigo comer rocambole ou almondegas feitas com ovos, acho que fica pesado. São duas proteínas que não combinam muito bem pro meu paladar. As pessoas justificam que o ovo serve para dar liga, mas vou dizer que ele não me faz falta. Sempre uso um pouquinho de maionese no lugar dos ovos e o resultado é perfeito. Então fica a dica, se um dia precisar de ovos para dar liga na carne e não tiver ovos na geladeira, use maionese! 


Para a carne:

500 g de carne moída (de preferencia patinho)
3/4 de um pacote de creme de cebola
2 colheres (chá) de maionese
1 colher (chá) de mostarda Dijon
pimenta do reino a gosto
1 colher (chá) de molho de alho
1 colher (chá) de molho inglês
pimenta síria a gosto

Para o recheio:

2 batatas
1 colher (sopa) de manteiga
leite o quanto baste
sal
1 vidro de cogumelos fatiados
a mesma quantidade de funghi seco previamente hidratado em água quente

Cozinhe as batatas em água e sal até que estejam macias. Passe as batatas por um espremedor e leve ao fogo adicionando a manteiga, o sal e um pouco de leite. Não coloque muito leite, o purê deve ficar firme para rechear o rocambole sem vazar na hora de assar. Reserve.

Misture todos os ingredientes da carne até que estejam bem incorporados. Tampe com um filme plástico, leve à geladeira e deixe descansar por pelo menos uma hora para que a carne pegue bem o sabor dos temperos.

Coloque um filme plástico sobre uma superfície lisa (pode ser uma tábua de corte) e abra a carne sobre o plástico formando um retângulo. Não deixe muito fina para que não abra na hora de enrolar. Coloque o purê sobre a carne, os cogumelos fatiados e enrole com a ajuda do plástico formando um rocambole. Você pode ver todos estes passos na foto que coloquei acima. Passe o rocambole, ainda com a ajuda do plástico, para uma assadeira untada com azeite e coloque um pouco de manteiga em cima. Leve ao forno preaquecido 200° por cerca de 25-30 minutos ou até dourar.

Update: Se o seu rocambole for um pouco maior é bom cobrir com papel alumínio por pouco mais da metade do tempo e assim garantir que fique bem assado no meio. Depois tire o papel e deixe dourar no restante do tempo.

Bora pra cozinha!

Comentários

  1. Isso deve ter ficado uma loucura de booommm :P
    Carne, batata e cogumelos... adooooro :)
    Mirela, quero te desejar feliz festas de final de ano, tudo de bom, muito amor e paz para ti e tua família tá :)
    Um forte abraço,
    Queila

    ResponderExcluir
  2. Mi, adorei a receita.... fiz hoje, com um recheio diferente, mas adorei... só não acertei bem o tempo de forno... ficou crú e tive q voltar ao forno.... ainda não ficou muito bem assado.... no próximo, vou assar com alumínio antes, como fazia.... mas mesmo assim, valeu a pena! E servi com couve-flor refogada e arroz com nozes e vinho branco... hummmmm bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima dica do papel alumínio!! O meu era pequeno, então assou rápido e por igual. Beijos

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas