dezembro 01, 2011

Sopa creme de cebola

Ahhh o inverno....que saudades dele! Minha estação do ano preferida. Geralmente é no inverno que bate aquela fome incontrolável, nosso corpo pede mais e mais calorias e a gente se acaba nas sopas, doces, chocolate quente. Humm, só de falar já deu fome.

Esta nossa primavera anda meio boazinha e tem feito uns dias mais amenos e perfeitos para uma sopa. Há tempos estava com vontade de fazer uma sopa de cebola e finalmente coloquei meu plano em prática. Olha que cara boa:


Como nunca tinha feito sopa de cebola na vida, passei alguns dias pesquisando até achar uma receita que me agradasse, mas confesso que isto não aconteceu. Desta forma, acabei juntando um pouco daqui, uma ideia dali e cheguei em uma receita que se transformou em uma sopa creme deliciosamente magnífica. 

Ingredientes:

3 cebolas cortadas em rodelas (aproximadamente 500g)
2 colheres (sopa) de manteiga
um fio de azeite
1 e 1/2 colher (sopa) de farinha de trigo
1/2 copo de vinho branco seco
1 litro de caldo de carne ou legumes (sempre uso em stick porque não tem gordura, e usei só um para fazer um litro de caldo, pois aqui em casa controlo bastante o sal)
noz moscada, sal e pimenta do reino à gosto
1/2 lata de creme de leite
fatias de pão italiano
queijo ralado (usei Gouda, mas pode ser parmesão ou qualquer outro que você tenha na geladeira)

Em uma panela grande, coloque a manteiga para derreter com um fio de azeite. Acrescente as cebolas e refogue até que estejam macias. Polvilhe a farinha de trigo, adicione o vinho e deixe evaporar um pouco. Junte o caldo de carne e tempere à gosto com sal, noz moscada e pimenta do reino. Deixe cozinhando por cerca de 35 minutos em fogo médio-baixo, mexendo de vez em quando. 

Passe a sopa pelo mixer ou liquidificador e adicione o creme de leite. Se quiser uma consistência ainda mais cremosa, pode adicionar mais do que meia lata.

Distribua a sopa em tigelinhas individuais, coloque as fatias de pão por cima, polvilhe o queijo ralado e leve ao forno para gratinar. Se você não tiver um forno com grill, faça torradas antes com as fatias de pão, assim elas já estarão douradinhas e a sopa não precisará ficar tanto tempo no forno.


Bora pra cozinha!

4 comentários:

  1. Super apetitosa essa sopinha Mirella, adoro por ser tão reconfortante e gostosa

    beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Mirella, seja frio ou calor essa sua sopa me apetece sempre. Linda!
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Adoro todos os tipos de sopa! Fiz a de cebola uma vez aqui em casa e foi um sucesso. O pão, com o queijo em cima, dá um charme a mais. Beijos, Ju

    ResponderExcluir
  4. Hummm, que cara mais boa!!!
    Já ía uma sopinha dessas nesse friozinho!
    Beijos,
    :o)

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...