Risoto de bacalhau com leite de coco

Outro dia estava no supermercado e vi um bacalhau desfiado que estava extremamente convidativo. Nunca havia trabalhado com bacalhau, mas não resisti, comprei e resolvi fazer um risoto. O leite de coco deu uma cremosidade especial e a pimenta dedo de moça um toque bem interessante. Caso você não goste de pimenta, pode pular esta parte, mas eu realmente te aconselho a provar. Se não quiser a pimenta tão forte, tire as sementes e descarte. A maior parte da ardência das pimentas está na semente.

Não comprei o bacalhau em postas pois demoraria muito pra dessalgar e o desfiado estava tão lindo que dava gosto de ver. Bem, a primeira dica é: quando comprar bacalhau, nunca guarde fechado em sacos plásticos (sim, eu já fiz isso). Se deixar o bacalhau abafado ele começa a soltar água e adeus peixinho, pode jogar fora. Então sempre guarde em um recipiente aberto, em local fresco e arejado. 



O bacalhau desfiado é muito rápido pra dessalgar, leva cerca de 4-6 horas trocando a água por duas vezes.  Primeiro passe ele na água corrente pra tirar o excesso de sal e depois deixe de molho em água e dentro da geladeira. 

Se for usar o bacalhau em postas, aí sim você precisará de mais tempo para dessalgar. Dependendo do tamanho da posta, se for muito grossa, pode levar até dois dias, trocando a água a cada 6-8 horas. E sempre na geladeira.

Antes de utilizar o bacalhau no risoto é preciso cozinhá-lo. Pode ser na água ou no leite. Eu, particularmente, prefiro no leite. Acho que fica mais macio e saboroso. Para isso você deve aquecer o leite em uma panela, suficiente para que cubra o bacalhau. Quando o leite ferver, desligue o fogo, acrescente o bacalhau, tampe a panela e deixe por cerca de 15 minutos com o fogo desligado. Escorra o bacalhau e reserve.

Agora vamos os ingredientes (para duas pessoas):

1/2 copo de vinho branco seco
1 e 1/2 xícara (chá) de arroz arbório ou carnaroli 
250g de bacalhau desfiado, dessalgado e cozido no leite
1 tomate picado
5 azeitonas pretas grandes picadas
200ml de leite de coco
1,5 litro de caldo de legumes 
1/2 cebola picada
1 dente de alho cortado em lâminas
azeite
manteiga
1 pimenta dedo de moça picadinha
1 pires de parmesão ralado + um pouco para polvilhar no prato

Em primeiro lugar, aqueça o caldo de legumes e junte o leite de coco. O caldo deve ficar sempre no fogo baixo para manter a temperatura durante o cozimento do risoto. Pode ser que você não use todo o caldo, depende muito do tipo do arroz.

Para fazer risoto é preciso uma panela de fundo largo e não pode parar de mexer durante todo o cozimento. Aqueça um pouco de azeite com uma colher de manteiga e frite rapidamente a cebola, o alho e metade da pimenta dedo de moça picada. 

Junte o arroz e frite mais um pouco. Junte o tomate picado, refogue e acrescente o vinho branco. Mexa até que o vinho evapore um pouco mas sem deixar secar. Comece a acrescentar o caldo de legumes em pequenas porções. Mexa o risoto sem parar e nunca deixe secar. Sempre que começar a secar acrescente mais caldo. Depois de cerca de 10 minutos, junte o bacalhau previamente cozido no leite e continue o processo de acrescentar o caldo. Aos 15 minutos é hora de juntar as azeitonas picadas e o restante da pimenta. Geralmente o arroz de risoto leva cerca de 20 minutos para cozinhar. Aos 20 minutos é hora de finalizar. Desligue o fogo e acrescente cerca de 1 pires de queijo parmesão ralado, uma boa colherada de manteiga e mexa bem para encorporar tudo. Acerte o sal se necessário, tampe a panela e deixe descansar por 5 minutos antes de servir. Quando desligar o fogo o arroz ainda deve estar bem molhado. Depois ele continua secando, então deixe sempre com bastante caldo.

Sirva regado com azeite e parmesão ralado.

Bora pra cozinha! 


Comentários

  1. Espetáculo de risoto, confesso que de bacalhau ainda não fiz, e o leite de coco e a pimenta deram o maior "tchan"...adorei, e já vou levando a receita, claro!

    Um abraço,
    bom dia e ótima semana!

    ResponderExcluir
  2. Que delícia de risoto! Eu amo risoto de qualquer coisa...também nunca 'trabalhei' com bacalhau, sinceramente tenho curiosidade e seria bom para exercitar minha paciência nesse processo de dessalgar.
    Leite de côco trabalhamos muito.
    Bjs Mi!
    Sara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sarinha, o bacalhau já desfiado é uma mão na roda! Super fácil de dessalgar. Só precisa encontrar um que seja de qualidade boa.

      Excluir
  3. Mirella, coisa linda seu risoto.
    Adoro risoto de bacalhau, mas nunca fiz com leite de coco! Na próxima vez vou experimentar :)
    Esses desfiados são uma beleza né?
    Bjokas
    Tania

    ResponderExcluir
  4. Adorei a mistura de sabores, nunca usei leite de coco em risotos, vou testar!

    Arrasou hein Osadia?!! =D

    bjo

    ResponderExcluir
  5. Mirella,
    Eu não gosto muito de bacalhau, mas seu risoto está com uma cara tão boa que eu aceitaria um pouquinho!!
    bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas