Esfiha aberta de carne

Amo esfihas! E agora também amo a Sara Graciano do blog Cozinha em Cena que me ensinou como fazer esfihas maravilhosas em casa.

Não vou dizer que é a coisa mais simples do mundo, pois leva um tempinho pra ficar pronta, tem que sovar a massa, mas digo que vale a pena cada minuto de trabalho só pra ver o resultado e saborear uma esfiha fresquinha feita em casa.




Esta tem história, é receita de família que o avô da Sara fazia quando ela era criança. Me senti com a maior das responsabilidades nas mãos para reproduzir fielmente a receita. Não podia fazer feio com a esfiha da Sara né? Mas quando a receita é boa...não tem erro. Agradeço de coração por ela ter compartilhado esta receita tão especial. Sara, você é especial, linda, fofa e mora no meu coração.

Ingredientes:

1 e 1/2 tablete de fermento biológico fresco
250g de farinha de trigo
1/2 colher (sobremesa) de sal
1/2 colher (sobremesa) de açúcar
175 ml de leite morno
60 ml de óleo
fubá para abrir a massa

Recheio:

200g de carne moída
1/2 cebola picada
1 tomate picado
1 dente de alho amassado
salsinha picada a gosto
1 limão (suco)
1/2 colher (sopa) de sal
pimenta do reino

Em uma travessa, misture todos os ingredientes do recheio e misture bem com as mãos para incorporar bem os temperos. Tampe e leve à geladeira para descansar e pegar bem o gosto.

Para fazer a massa, dissolva o fermento com o açúcar e o leite morno. Acrescente o óleo e o sal. Comece a adicionar a farinha aos poucos até que a massa esteja mais firme. Despeje a massa em uma superfície enfarinhada e comece a sovar acrescentando mais farinha quando grudar nas mãos, mas sem exagero. Sove a massa por cerca de 10 a 15 minutos, sempre colocando mais farinha na bancada para a massa não grudar. Faça uma bola com a massa, volte para a travessa, cubra com um pano e deixe descansar por 30 minutos ou até dobrar de volume. 

Faça bolinhas com a massa e vá colocando em uma assadeira. Deixe descansar por mais 20 minutos. Polvilhe as bolinhas com fubá e abra cada bolinha formando um disco e deixando as bordinhas mais altas. Você aperta o centro da bolinha com o dedão e vai abrindo deixando as bordinhas, é bem fácil. Recheie cada uma com 1 colher (sopa) de recheio e leve ao forno preaquecido, 200ºC, por cerca de 20 minutos. 

Se sobrar, o que eu acho difícil, você pode guardar na geladeira e aquecer no microondas na hora de comer. Eu fiz meia receita, mas se for fazer pra bastante gente pode dobrar a receita. A quantidade de esfihas vai depender do tamanho das suas bolinhas, mas esta meia receita me rendeu umas 12 esfihas.

Para ver a receita original visite o Cozinha em Cena. E a receita da Sara faz tanto sucesso que já ganhou uma versão especial, sem carne, feita pela Priscila Darre do Culinarístico, não deixe de conferir.

Bora pra cozinha!

Comentários

  1. Ai que linda!
    Adorei o post, as suas esfihas e toda a história que vem junto com isso =0)
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Pelo aspecto parece uma verdadeira delicia.. beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Hummm! Adoro esfiha das tuas ficaram lindas.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Essas esfihas ficaram demais Milla!!Queria várias delas comigo agora!! Tenho q testar essa receita tb ! \o/ Beijooos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas