Pular para o conteúdo principal

Destaques

BOLO DE CENOURA FORMIGUEIRO (SEM GLÚTEN)

Se tem uma versão de bolo que sempre me lembra "casa de vó", é o bolo formigueiro. Um bolinho simples que nunca decepciona.  Há algum tempo estava querendo fazer esta receita que vi no Instagram da @viversemtrigo e adorei o resultado. Fiz algumas adaptações na receita original para o que eu tinha em casa e deu super certo: aumentei a quantidade de cenoura para ficar mais coradinho, troquei o óleo de coco por outro óleo vegetal, e troquei a fécula de batata por mandioca.  É um bolo super fofinho e saboroso. Tenho certeza que será sucesso por aí também. Ingredientes  4 ovos  1 e 1/2 xícara de açúcar demerara  3/4 xícara de óleo (usei de milho) 2 cenouras médias descascadas e fatiadas (aproximadamente 220g) 1/2 xícara de água 1 xícara de farinha de arroz 1/2 xícara de fécula de mandioca  1/2 xícara de polvilho doce 1/2 colher (chá) de goma xantana 1 colher (sopa) fermento em pó  1 xícara de chocolate granulado No liquidificador bata os ovos, o açúcar, a água, as cenouras e o ól

Macarrão com ricota, limão siciliano e rúcula

Para me despedir do nosso verão tropical que acabou estes dias, hoje a receita é de um macarrão com ingredientes leves e com a cara desta estação.

Uma opção fácil, rápida e extremamente saborosa. O tempo de cozinhar a pasta é o tempo para a mistura de ricota ficar pronta. Um ponto importante nesta receita é não esquecer de guardar um pouco da água do cozimento do macarrão antes de escorrer. Esta água é fundamental para dar o ponto e não deixar o macarrão seco. Ele tem que ficar bem cremosinho.



Ingredientes:

1/2 pacote de macarrão
1/4 xícara (chá) de azeite
2 dentes de alho fatiados
raspas de 1 limão siciliano
suco de 1/2 limão siciliano
1 pitada de pimenta calabresa 
sal
1 xícara (chá) de ricota fresca amassada com um garfo
3/4 xícara (chá) de água do cozimento da pasta (ou mais)
1/2 maço de rúcula picada
parmesão ralado

Coloque o macarrão para cozinhar e enquanto isso vá preparando a ricota. Em uma frigideira grande, esquente o azeite no fogo baixo com o alho e o sal. Não deixe dourar, tem que ficar com o fogo bem baixo mesmo, só deixando o alho soltar o sabor no azeite. Se deixar dourar o alho, não ficará com um gosto legal no resultado final.

Adicione a ricota, as raspas de limão, a pimenta calabresa e misture bem, ainda com o fogo baixo, apenas para que tudo permaneça aquecido enquanto a pasta termina de cozinhar. 

Escorra o macarrão e não esqueça de guardar um pouco da água! Junte a pasta à mistura de ricota, a água do cozimento reservada, a rúcula picada e o suco de limão. Misture tudo, acerte o sal, e se necessário acrescente mais água. Eu sempre deixo um pouco mais da água ainda reservada ao lado da panela, pois com o tempo o macarrão vai secando e quando você for repetir talvez precise regar mais um pouquinho para ele voltar a consistência cremosa. 

Sirva imediatamente regando com azeite e um pouco de parmesão ralado na hora. 

Bora pra cozinha!

Receita: Food52

Comentários

  1. Uma receita super fácil e com certeza deliciosa.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Esta receita esta demais, e adorei a dica da água.
    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Adoro massas!
    É uma refeição muito a meu gosto.

    ResponderExcluir
  4. Uma óptima sugestão esta sua massa, irei experimentar..beijinhos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas