Berinjela à parmegiana

Dando continuidade aos posts de comidas saudáveis, desta vez eu trago uma receita rápida, prática e que todos amam. Todos que gostam de berinjela, claro.

Obviamente, quando criança eu abominava a tal berinjela. Mas é que minha mãe também não ajudava (desculpa aí Dna. Sonia) e ainda colocava junto com a cebola, minha inimiga número um da infância. Hoje, passados os traumas, sou apaixonada por berinjela e já me digo amiga da cebola, não de infância, mas temos uma certa conexão.



Esta receita eu encontrei no livro "Itália - cozinha do mundo - Ed. Abril", e já entrou pra lista de receitas para fazer sempre. Dei uma pequena adaptada aos ingredientes que eu tinha em casa e troquei manjericão por orégano fresco, e queijo mussarela por queijo minas padrão.

Ingredientes:

2 berinjelas
sal
3 ou 4 tomates cortados em fatias
100g de molho de tomate
folhas de orégano fresco (que eu colhi direto da minha hortinha)
200g de queijo minas padrão ralado
parmesão ralado para finalizar

Corte as berinjelas em rodelas, salpique com sal e deixe em um escorredor ou peneira grande, por cerca de 25 minutos para escorrer a água e tirar o gosto amargo. Passado este tempo, lave as rodelas em água corrente e seque com auxílio de folhas de papel toalha.

Doure as fatias de berinjela dos dois lados em uma frigideira antiaderente, sem óleo. 

Em uma travessa própria para forno vá alternando camadas de berinjela, fatias de tomate, 1 colher de molho de tomate, folhas de orégano picadas e queijo padrão ralado. Eu repeti esta ordem das camadas 3 vezes e finalizei com molho, parmesão ralado e azeite.

O molho de tomate você pode usar qualquer um. Eu não gosto de molho pronto que já vem temperado, então usei meia lata de tomates pelados e refoguei com azeite, alho, cebola, sal e ervas.

Leve as berinjelas ao forno 180°, preaquecido, por cerca de 10-15 minutos. Decore com folhinhas de orégano e sirva.

Bora pra cozinha!

Comentários

  1. Hummm! Que delícia! Ando com tanta vontade de comer legumes esses dias, acho que vou comprar berinjela hoje.
    bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas