Polenta mole

Após a postagem daquele belíssimo ragu de carne de cozimento lento na semana passada, eu não poderia deixar de postar aqui a receita de uma polenta mole para acompanhar. 

Nos dias de hoje muita gente prefere comprar aquelas misturas de polenta que cozinham em poucos minutos e quebram um galhão na cozinha. Mas com aquele ragu, eu não poderia cometer este sacrilégio, tinha que fazer uma polenta de verdade, com fubá e com todo o charme (trabalho) de ficar ali 30 minutos no fogão mexendo sem parar. Exercício de primeiríssima qualidade!!




Para servir com o ragu eu queria uma polenta molinha, que se misturasse ao molho na hora de comer e esta ficou no ponto ideal. A polenta pode ser incrementada de diversas formas, com queijos, creme de leite, mas eu queria uma polenta com sabor bem delicado, nada que fosse sobressair ao ragu, então não inventei muita história com ela, fiz bem básica.

Ingredientes:

1 litro de água
1/2 colher (sopa) de sal
1 colher (chá) de caldo de carne líquido
1 xícara (chá) de fubá
3 colheres (sopa) de parmesão ralado na hora

Aqueça a água em uma panela de fundo largo. Quando começar a ferver acrescente o sal e comece a jogar o fubá aos poucos, bem devagar mesmo, e mexendo sempre com uma colher de pau. É preciso um pouquinho de habilidade nesta hora, senão ela vai empelotar. Se tiver alguém do seu lado pra ajudar e ir jogando o fubá lenta e constantemente enquanto você vai mexendo, melhor ainda. Com o tempo e prática vai ficando mais fácil. Depois de acrescentado todo o fubá, cozinhe a polenta por cerca de 30 minutos, em fogo médio-baixo, mexendo sem parar com a colher de pau. Quando a polenta chegar no ponto, ela começa a se desprender do fundo da panela. Desligue o fogo, acrescente o queijo ralado e mexa bem para incorporar. Sirva imediatamente.

Bora pra cozinha! 

Comentários

  1. Milla,

    Só para dizer: EU AMO POLENTA!

    Pronto.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlinha, eu tinha certeza que você sentiria o cheiro da polenta e viria correndo rsss, beijos

      Excluir
  2. Adoro polenta, a tua ficou perfeita.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Mirella, também adoro polenta, a sua ficou perfeita, sem firulas e ainda com esse ragu apetitoso! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Difícil não gostar de polenta né Adri? Obrigada, beijos

      Excluir
  4. Mi...AMAMOS polenta, como diria a Carla Maicá!!! Adoro e não poderia deixar de vir aqui ver este prato tão bonito! Um beijo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas