Potinhos de papinha, vamos reciclar?

Não, eu não tenho filhos. Sim, eu curto comer uns potinhos de papinhas de vez em quando. Quem nunca? Dizem até por aí que rola uma dieta em Hollywood em que as estrelas só comem potinhos de papinhas por dias até emagrecer. Mas vamos pular esta parte dos detalhes sórdidos.

Aqui em casa tenho dezenas de temperos e ervas e sempre faltam vidrinhos pra colocar. Outro dia vi uma ideia super legal no Pinterest e resolvi colocar em prática aqui em casa. 




Não curte papinha? Não tem filhos? Certamente você conhece alguém que tem um filho pequeno e que pode doar alguns vidrinhos para você.

Para pintar as tampinhas você vai precisar de:

Pincel macio
Primer para metais - Acrilex
Tinta acrílica fosca na cor preta

Primeiro coma a papinha (muito importante). Deixe os vidrinhos de molho para que os rótulos soltem com facilidade. Se a cola não sair, use uma faca para raspar. Lave bem as tampinhas e tire toda a cola da etiqueta. 

Pinte as tampinhas primeiro com o primer. Ele é uma tinta branca que vai preparar e cobrir o desenho da tampinha deixando mais uniforme. Passe umas duas camadas de primer e deixe secar bem entre uma camada e outra. Eu pintei só pelo lado de fora, deixei por dentro da tampinha sem pintar. Depois que o primer secar, comece a camada com a tinta preta. Umas duas camadas também serão suficientes para cobrir e deixar uniforme. É importante usar um pincel macio, pois um pincel duro vai deixar a pintura toda marcada e feia. Coloquei na foto de propósito para vocês perceberem a diferença, olhem o potinho de cardamomo no canto superior direito da foto. Foi o primeiro que fiz e usei um pincel duro. Ficou horroroso e todo marcado. Já o potinho de ginger eu usei o pincel macio e ficou uma pintura bem mais uniforme e bonita. Também é possível pintar com tinta spray, mas eu prefiro a acrílica.

Para escrever nos potinhos eu acho bem charmoso usar o giz, mas ele tem seus prós e contras. O giz não tem ponta fina, então fica bem difícil escrever decentemente com ele. Eu fui cortando uns pedaços de giz com a faca até obter uns pedaços pontudos e que escrevessem direitinho. Mas na hora de manusear os potinhos é preciso alguns cuidados. Se você colocar a mão bem em cima de onde escreveu ele vai apagar, então tem que abrir os potinhos segurando pela lateral. Eu prefiro assim, com giz. Assim, quando acaba o tempero você pode lavar o potinho e se quiser usar para outro tipo de erva mudando o nome na tampa. Mas se quiser pode comprar uma canetinha prateada, por exemplo, e escrever permanentemente. Ou até mesmo escrever com tinta branca e um pincel fininho. 

Eu estou organizando meus potinhos em uma gaveta da cozinha e ficaram lindinhos. Vejam a foto que vi no pinterest e que me inspirou a fazer estas fofuras:

Fonte: Frugal decor mom

Gostaram? Bora pra cozinha!


Comentários

  1. Que legal!
    Aqui tenho muitos potinhos e a dica de
    pintar a tampa é muito legal =)
    ...brigadinha por partilhar!
    Um bejim e tenha um lindo final de semana,
    Vinni

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Que ótima ideia pintar as tampas, eu reciclo os frascos para as compotas, mas nunca me lembrei de pintar as tampas, obrigada pela partilha.

    ResponderExcluir
  3. No início dessa semana organizei meus vidros de temperos, porque também são muitos e estavam me incomodando, porque estavam em recipientes diferentes. Padronizei e gostei do resultado.
    Essa ideia é bacana para gavetas.
    Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  4. O seu post me fez ir além e fazer lembrancinhas no aniversário da minha filha, pintei as tampinhas de rosa, coloquei confeti dentro e rotulei com o nome dela que é Anita. Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Olá! Inspirada na sua ideia pintei uns potinhos que tinha aqui em casa com tinta spray fosca. O problema é que com o uso dos potinhos, a tinta está ficando toda manchada com os respingos de gordura que acabam espirrando nas tampinhas. A tinta de um dos potinhos que eu usei para colocar molho de salada ficou toda melada por causa do azeite. Será q com a tinta acrílica vai ser diferente?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas