Crepe de chocolate - Dia da cerveja brasileira

No próximo dia 05 de junho comemora-se o Dia da Cerveja Brasileira. E por que esta é uma data importante? Porque as nossas cervejas vem conquistando cada vez mais o seu espaço e o reconhecimento internacional. 

A data foi criada pelos Blogueiros Brasileiros de Cervejas (BBC) e este dia foi escolhido para homenagear o cervejeiro catarinense Ruprecht Loeffler. Carinhosamente apelidado de "Seu Lefra" pelos moradores da região, Loeffler foi um dos mais longevos mestres cervejeiros do País, à frente da cervejaria Canoinhense (SC). 


"Seu Lefra" era o mais antigo mestre cervejeiro brasileiro em atividade até falecer, em 27 de fevereiro de 2011, aos 93 anos. As cervejas criadas por ele e por sua família escreveram parte da história da "bebida mais saudável que existe" - como afirmava um de seus antigos rótulos - no Brasil. 



Para celebrar a data, nada melhor do que uma receita que leve cerveja no seu preparo, e se tiver chocolate então, perfeito. Fica, vai ter sobremesa!

Esta é mais uma receita do meu querido pâtissier Pierre Hermé, do livro Larousse do Chocolate.

Ingredientes:

95 g  de farinha de trigo 
20 g de cacau em pó
20 g de açúcar
250 ml de leite em temperatura ambiente
2 ovos grandes
60 ml de cerveja clara em temperatura ambiente (usei a Therezópolis Gold)
30 g de manteiga derretida
óleo para untar a frigideira

A massa deste crepe deve ser preparada de véspera. No mínimo uma noite de descanso na geladeira. 

Peneire a farinha de trigo e o cacau juntos. Adicione o açúcar e misture. Em outra tigela, misture o leite e os ovos. Adicione a cerveja e a manteiga derretida. Em seguida, adicione a farinha peneirada com o cacau e mexa até incorporar tudo. Tampe com um filme plástico e leve à geladeira.

No dia seguinte, retire a massa da geladeira e misture delicadamente para que ela volte a ficar homogênea. Unte uma frigideira com uma gota de óleo e espalhe com a ajuda de um papel toalha. Aqueça em fogo médio-baixo e com uma concha despeje pequenas porções da massa e faça movimentos circulares com a frigideira para espalhar a massa e formar o crepe. Uma concha pequena de massa é suficiente, pois deve ficar com uma camada bem fina.

Assim que o crepe firmar, vire com a ajuda de uma espátula e deixe mais 1 minutos do outro lado. Vá passando os crepes para um prato até terminar. Esta massa rende cerca de 10-12 crepes.

Ao fritar é possível perceber o aroma de cerveja subindo da frigideira e o sabor é bem delicado com um leve amargo do cacau. Para contrastar servi com uma geleia de cerejas e lichia, bem azedinha, e que casou muito bem. E para completar a decoração, alguns pedacinhos de damasco seco. 

E não para por aqui. Os blogs CulinaristicoCozinha em Cena e Comideria também entraram no clima e prepararam receitas especiais com cervejas nacionais. Confiram!



Para saber mais sobre o Dia da Cerveja Brasileira, acesse a página oficial no facebook: https://www.facebook.com/diadacervejabrasileira

Bora pra cozinha!

Comentários

  1. Adorei essa ideia de postagem sobre cerveja...hehe.
    Lindo crepe...deu vontade.
    Bjos
    Tania

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que crepe maravilhosooooooo!!!Sugestao anotada!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito legal a sobremesa.
    Com certeza deve fazer o maior sucesso, inclusive vou tentar fazer porém com outra cerveja. Acredito que tenham outras cervejas que se encaixam bem melhor nessa receita, mas valeu a dica.
    Abs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas