Torta de carne com cerveja do Jamie Oliver

Como uma apaixonada por cozinha, nunca perdi um programa sequer do queridinho Jamie Oliver. Em um de seus programas ele fez uma torta de carne cozida na cerveja Guinness que me deixou com água na boca. No programa ele começava a cozinhar a carne no fogo e terminava no forno. Por falta de uma panela adequada que pudesse ir ao forno acabei adiando esta minha experiência. Até que me deparei com a mesma receita no blog da minha querida Sara Graciano, o Cozinha em Cena. Aí resolvi adaptar, assim como a Sara fez e fiz todo o cozimento no fogo. O resultado? Poderia comer esta torta todos os dias sem enjoar!! É boa demais!




Ingredientes:

Azeite
1 cebola picadinha
2 dentes de alho picados
15 gramas de manteiga
1 cenoura picada 
1/2 talo de alho-poró picado (substituí o salsão da receita original)
4 ou 5 cogumelos paris grandes, fatiados
1/2 kg de carne em cubos pequenos (usei paleta)
Folhinhas de alecrim picadas
Sal
pimenta do reino
220 ml de cerveja escura tipo stout (usei Guinness)
1 colher (sopa) de farinha de trigo
100g de queijo minas padrão ralado grosso (a receita original é com Cheddar)
300g de masa folhada laminada 
1 ovo para pincelar (opcional, eu não usei)

Bem o recheio desta torta é de cozimento lento, mais de uma hora no fogo, portanto, caso queira, pode fazer o recheio um dia antes para facilitar. E te digo que ficará ainda mais gostoso. 

Vamos lá, em uma panela grande, aqueça um pouco de azeite no fogo baixo. Adicione a cebola e refogue por cerca de 10 minutos, sem deixar queimar, fogo bem baixo mesmo. Aumente um pouco o fogo e adicione o alho, a manteiga, a cenoura e o alho poró. Refogue mais um pouco e adicione os cogumelos. Misture tudo muito bem e junte os cubos de carne, o alecrim, e tempere com o sal e pimenta do reino. Com o fogo mais alto frite rapidamente por 3 ou 4 minutos para que a carne mude de cor e adicione a cerveja. Acrescente a farinha e um pouquinho de água, somente o suficiente para cobrir os ingredientes. Abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de 1 hora e 15 minutos, mexendo de vez em quando. Após este tempo, caso o recheio ainda esteja muito líquido, deixe reduzir mais um pouco com a panela destampada. Retire do fogo e adicione metade do queijo ralado. Mexa bem.

Unte uma travessa média com manteiga e cubra o fundo com a massa folhada reservando uma parte dela para cobrir. Coloque o recheio sobre a massa folhada, espalhe por cima o restante do queijo ralado, cubra com o restante da massa e feche as laterais apertando com os dedos. Se quiser, pincele um ovo batido para dourar mais no forno. Leve ao forno 180°C, preaquecido, por cerca de 40 minutos ou até a massa dourar.

Bora pra cozinha!

Receita Cozinha em cena: Torta de carne
Receita original: jamieoliver.com

Comentários

  1. Mirella esta torta es un autentico majar,que ricura por favor!!!Un Besote

    ResponderExcluir
  2. Com esse aspecto só pode mesmo ser uma delícia!

    ResponderExcluir
  3. Essa torta fica realmente excelente! Muito amor ao nosso amiguinho Jamie!
    Bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas