Trufa de chocolate com cranberries

Para fazer jus ao nome do blog, a primeira receita do ano não poderia ser diferente. Aqui não fazemos dieta nos primeiros dias do ano, nem na segunda-feira, nem quando tem doce na geladeira. Nem que isso signifique ter doce por perto 365 dias por ano. Tudo bem, não vamos exagerar, há de se comer fruta e mato nos intervalos, mas só nos intervalos. 

A receita de hoje é com o sagrado chocolate nosso de todos os dias. Estava lá o chocolate olhando pra mim, estavam lá as cranberries recém-chegadas dos Estados Unidos, de qualidade ímpar, um casamento perfeito. Deu nisso: trufa de chocolate amargo com cranberries.






A qualidade do chocolate nem preciso dizer que é crucial no resultado final. Então, não economize na hora de escolher os ingredientes. Se quiser chutar o balde, escolha um bom chocolate belga, afinal, se é pra não fazer dieta, que seja em grande estilo.

Ingredientes

300g de chocolate meio amargo
100g de creme de leite (usei de caixinha)
30ml de licor de amarula 
50g de cranberries secas, picadas
cacau em pó para cobrir

Primeiro, pique o chocolate com uma faca serrilhada, assim fica mais fácil para derreter. Leve o chocolate ao fogo, em uma panela em banho-maria. Não deixe a água ferver, assim que começar a formar bolhinhas, desligue o fogo. Este calor já será suficiente para terminar de derreter o chocolate. Vá mexendo o chocolate até que esteja completamente derretido. 

Retire do banho-maria, adicione o creme de leite e misture bem. Junte o licor de amarula e mexa vigorosamente. Você vai perceber que o licor irá adicionar brilho e textura ao chocolate. Por último, misture as cranberries picadas finamente e leve à geladeira por cerca de 20 minutos. Este tempo é o suficiente para firmar o chocolate e permitir que você molde as trufas. Eu, particularmente, não gosto de fazer bolinhas certinhas, prefiro trufas em formato mais rústico. Para isso eu uso duas colheres de sobremesa e vou achatando e passando a porção da trufa de uma colher para outra, até ficar no formato de um croquete. Veja este vídeo do youtube para aprender como moldar as trufas, ou mesmo bolinhos, com a ajuda de duas colheres: 




Após moldar as trufas, vá jogando em uma tigela com cacau em pó e envolva as trufas completamente. Guarde em lugar arejado, sem umidade e longe da luz. Elas podem durar alguns dias, mas eu duvido que sobrevivam fora do seu estômago por tanto tempo.

Obs: se com o passar dos dias o chocolate absorver o cacau em pó, você pode passar as trufas pelo cacau novamente para que elas voltem a ficar bonitinhas.

Bora pra cozinha!


Todas as fotos deste blog são de minha autoria, salvo quando citada a fonte. Não autorizo a reprodução das fotos e textos sem um contato prévio para avaliação. Todas as receitas foram testadas antes de serem publicadas.

Comentários

  1. Como é obvio, se é doce, se tem chocolate, ja estou a babar... Que delicia...

    ResponderExcluir
  2. Oi Mirella, fiquei até sem palavras, quem resiste uma delicia dessas.Arrasou.
    Beijos querida.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas