Shortbread de chocolate

Shortbread originalmente é um tipo de biscoito, mas neste caso podemos dizer que é um biscoitão. Para facilitar vamos dizer que é um bolo, com uma massa bem fininha, e com muito chocolate. 

Uma das características dos shortbreads é a quantidade de manteiga/gordura que é utilizada na massa e faz com que vire uma massa quebradiça e crocante, mas isto no caso do biscoito. Aqui o caso é outro. Para esta versão "bolo" do shortbread, não queremos que fique crocante, nem seco, por isso é importante prestar atenção ao tempo de forno para não ter um biscoitão ao invés de um bolo úmido quase com consistência de um brownie.


Numa primeira olhada você até pensa que é uma massa seca e pesada, mas não, é super leve e quase desmancha na boca por conta do chocolate e da manteiga. Para quem é fã de chocolate não é preciso muitas explicações, apenas faça, coma e não se arrependerá!

Ingredientes:

1 xícara (chá) de farinha de trigo
1/4 xícara (chá) de cacau em pó
1/2 colher (café) rasa de sal
110g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1/2 xícara (chá) de açúcar
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 gema

Para cobertura:

100g de chocolate meio amargo picado
30g de manteiga sem sal
1/3 xícara (chá) de nozes picadas

Preaqueça o forno a 180°C e unte com manteiga uma forma de cerca de 22cm de diâmetro. Se a sua forma não for de aro removível, eu aconselho a colocar papel manteiga no fundo para ajudar na hora de desenformar.

Em uma tigela, coloque a farinha, o cacau em pó e o sal peneirados. Reserve.

Na batedeira, coloque a manteiga e o açúcar e bata por cerca de 2 minutos, até ficar fofo. Adicione a baunilha e a gema e bata mais um pouco. Junte os ingredientes secos reservados e bata até virar uma massa firme e homogênea, quase como uma massa de pão.

Abra esta massa na forma com a ajuda das mãos, espalhando bem e por igual. Vai ficar uma camada bem fininha de massa mesmo.

Leve ao forno e asse por cerca de 20 minutos ou até que o shortbread não tenha mais aparência de úmido. Não deixe passar do tempo para não ficar duro e seco.

Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade.

Enquanto esfria, vá preparando a cobertura. No microondas, derreta o chocolate picado junto com a manteiga. Cuidado para não queimar o chocolate no microondas, vá tirando a cada 30 segundos e mexendo bem até que esteja completamente derretido. Se preferir derreta no banho maria.

Despeje o chocolate sobre o shortbread, jogue as nozes picadas por cima e desenforme quando estiver completamente frio. Você pode guardar em temperatura ambiente ou congelar os pedaços já cortados e embrulhados em papel alumínio.

Bora pra cozinha!

Receita: Joy of baking

Todas as fotos deste blog são de minha autoria, salvo quando citada a fonte. Não autorizo a reprodução das fotos e textos sem um contato prévio para avaliação. Todas as receitas foram testadas antes de serem publicadas.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas