Iogurte caseiro

Iogurte é algo que nunca falta na minha geladeira. Sempre procuro comprar produtos de qualidade que tenham apenas leite e fermento lácteo em sua composição.

Como meu consumo de iogurte é diário, muitas vezes eu priorizo fazer em casa, pois além de saudável, gera uma boa economia. 

O processo é muito simples e usa apenas dois ingredientes. Você pode usar um potinho de iogurte natural comprado em supermercado ou então usar fermento lácteo, que você geralmente encontra em lojas de produtos naturais. Na receita de hoje ensino a usar o iogurte natural, mas o processo é o mesmo.


Ingredientes

1 litro de leite integral
1 pote de iogurte natural (de boa qualidade, que tenha apenas leite e fermento lácteo)

Leve ao fogo 500ml de leite até ferver. Dissolva o iogurte natural no leite que ficou em temperatura ambiente e depois misture com o leite que foi fervido. Coloque em um pote com tampa, embrulhe com um pano de prato e deixe descansar durante a noite em temperatura ambiente. Para quem mora em lugares mais frios, é bom colocar em um isopor ou bolsa térmica para manter o calor e o iogurte fermentar adequadamente.

Como moro no Rio de Janeiro, nem preciso de isopor por aqui. No dia seguinte o iogurte já estará firme e pronto para ser guardado na geladeira.

Se quiser um iogurte mais firme, use uma ou duas colheres de leite em pó dissolvidas no leite.

Quando seu iogurte estiver acabando, você não precisa comprar outro potinho. Separe um copo do seu próprio iogurte e repita a operação. Porém, após algumas reproduções é bom comprar um potinho de iogurte novo e assim evitar contaminações. Eu repito em casa umas 3 ou 4 vezes e depois compro um potinho novo.

Bora pra cozinha!


Todas as fotos deste blog são de minha autoria, salvo quando citada a fonte. Não autorizo a reprodução das fotos e textos sem um contato prévio para avaliação. Todas as receitas foram testadas antes de serem publicadas

Comentários

  1. - Aprenda Receitas 0% AÇÚCAR🚫 e,
    (Seja o Mestre👨🏼‍🍳) com o nosso mais NOVO E-book📓 de RECEITAS📝 Incríveis e Saborosas! {...}🍴🧁

    - { APRENDA🎓 } dicas profissionais,🤝🏼 com ➕MAIS de 30 Novas RECEITAS📖 e adquira uma NOVA EXPERIÊNCIA culinária.🤩

    - Receitas📝 cuidadosamente TESTADAS ✅ para garantir o SABOR e a qualidade NUTRICIONAL...✍🏼

    {...} Por APENAS! {...} 💲29,99
    Adquira esse NOVO conhecimento;
    Confira✍🏼 NOSSO Novo E-book📓⤵️⤵️;

    https://go.hotmart.com/H83281692V

    https://go.hotmart.com/H83281692V?dp=1

    - Aproveite sem culpa😊 e SABOREIE sem medo!😉

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas