Pular para o conteúdo principal

Destaques

BOLO DE CENOURA FORMIGUEIRO (SEM GLÚTEN)

Se tem uma versão de bolo que sempre me lembra "casa de vó", é o bolo formigueiro. Um bolinho simples que nunca decepciona.  Há algum tempo estava querendo fazer esta receita que vi no Instagram da @viversemtrigo e adorei o resultado. Fiz algumas adaptações na receita original para o que eu tinha em casa e deu super certo: aumentei a quantidade de cenoura para ficar mais coradinho, troquei o óleo de coco por outro óleo vegetal, e troquei a fécula de batata por mandioca.  É um bolo super fofinho e saboroso. Tenho certeza que será sucesso por aí também. Ingredientes  4 ovos  1 e 1/2 xícara de açúcar demerara  3/4 xícara de óleo (usei de milho) 2 cenouras médias descascadas e fatiadas (aproximadamente 220g) 1/2 xícara de água 1 xícara de farinha de arroz 1/2 xícara de fécula de mandioca  1/2 xícara de polvilho doce 1/2 colher (chá) de goma xantana 1 colher (sopa) fermento em pó  1 xícara de chocolate granulado No liquidificador bata os ovos, o açúcar, a água, as cenouras e o ól

Iogurte caseiro

Iogurte é algo que nunca falta na minha geladeira. Sempre procuro comprar produtos de qualidade que tenham apenas leite e fermento lácteo em sua composição.

Como meu consumo de iogurte é diário, muitas vezes eu priorizo fazer em casa, pois além de saudável, gera uma boa economia. 

O processo é muito simples e usa apenas dois ingredientes. Você pode usar um potinho de iogurte natural comprado em supermercado ou então usar fermento lácteo, que você geralmente encontra em lojas de produtos naturais. Na receita de hoje ensino a usar o iogurte natural, mas o processo é o mesmo.


Ingredientes

1 litro de leite integral
1 pote de iogurte natural (de boa qualidade, que tenha apenas leite e fermento lácteo)

Leve ao fogo 500ml de leite até ferver. Dissolva o iogurte natural no leite que ficou em temperatura ambiente e depois misture com o leite que foi fervido. Coloque em um pote com tampa, embrulhe com um pano de prato e deixe descansar durante a noite em temperatura ambiente. Para quem mora em lugares mais frios, é bom colocar em um isopor ou bolsa térmica para manter o calor e o iogurte fermentar adequadamente.

Como moro no Rio de Janeiro, nem preciso de isopor por aqui. No dia seguinte o iogurte já estará firme e pronto para ser guardado na geladeira.

Se quiser um iogurte mais firme, use uma ou duas colheres de leite em pó dissolvidas no leite.

Quando seu iogurte estiver acabando, você não precisa comprar outro potinho. Separe um copo do seu próprio iogurte e repita a operação. Porém, após algumas reproduções é bom comprar um potinho de iogurte novo e assim evitar contaminações. Eu repito em casa umas 3 ou 4 vezes e depois compro um potinho novo.

Bora pra cozinha!


Todas as fotos deste blog são de minha autoria, salvo quando citada a fonte. Não autorizo a reprodução das fotos e textos sem um contato prévio para avaliação. Todas as receitas foram testadas antes de serem publicadas

Comentários

  1. - Aprenda Receitas 0% AÇÚCAR🚫 e,
    (Seja o Mestre👨🏼‍🍳) com o nosso mais NOVO E-book📓 de RECEITAS📝 Incríveis e Saborosas! {...}🍴🧁

    - { APRENDA🎓 } dicas profissionais,🤝🏼 com ➕MAIS de 30 Novas RECEITAS📖 e adquira uma NOVA EXPERIÊNCIA culinária.🤩

    - Receitas📝 cuidadosamente TESTADAS ✅ para garantir o SABOR e a qualidade NUTRICIONAL...✍🏼

    {...} Por APENAS! {...} 💲29,99
    Adquira esse NOVO conhecimento;
    Confira✍🏼 NOSSO Novo E-book📓⤵️⤵️;

    https://go.hotmart.com/H83281692V

    https://go.hotmart.com/H83281692V?dp=1

    - Aproveite sem culpa😊 e SABOREIE sem medo!😉

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas