Pular para o conteúdo principal

Destaques

BOLO DE CENOURA FORMIGUEIRO (SEM GLÚTEN)

Se tem uma versão de bolo que sempre me lembra "casa de vó", é o bolo formigueiro. Um bolinho simples que nunca decepciona.  Há algum tempo estava querendo fazer esta receita que vi no Instagram da @viversemtrigo e adorei o resultado. Fiz algumas adaptações na receita original para o que eu tinha em casa e deu super certo: aumentei a quantidade de cenoura para ficar mais coradinho, troquei o óleo de coco por outro óleo vegetal, e troquei a fécula de batata por mandioca.  É um bolo super fofinho e saboroso. Tenho certeza que será sucesso por aí também. Ingredientes  4 ovos  1 e 1/2 xícara de açúcar demerara  3/4 xícara de óleo (usei de milho) 2 cenouras médias descascadas e fatiadas (aproximadamente 220g) 1/2 xícara de água 1 xícara de farinha de arroz 1/2 xícara de fécula de mandioca  1/2 xícara de polvilho doce 1/2 colher (chá) de goma xantana 1 colher (sopa) fermento em pó  1 xícara de chocolate granulado No liquidificador bata os ovos, o açúcar, a água, as cenouras e o ól

Tortinha de abacaxi com coco

Domingão, dia de receitinha nova. Vamos de doce hoje? Que tal uma tortinha de abacaxi com coco? Eu sou suspeita para falar, pois coco é minha perdição. Aliás, a receita original não levava coco, mas eu não resisti.

Sempre que fazia esse tipo de torta usava a forma grande, mas depois que comprei minhas forminhas individuais de fundo removível, virou mania. Acho que fica tão bonitinho...mas se você é daquelas pessoas que não tem muita paciência, faça uma torta grande.



Ingredientes:

1 pacote de biscoito leite e mel ou de coco
100 g de manteiga em temperatura ambiente
abacaxi em calda picado
1 lata de leite condensado
1/2 colher (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) da calda do abacaxi
coco ralado a gosto (opcional para a massa e recheio)

Triture os biscoitos no liquidificador. Em uma tigela, misture a farofa de biscoito com a manteiga em temperatura ambiente e se gostar adicione um pouco de coco ralado (1 ou 2 colheres de sopa). Forre o fundo e as laterais de 8 forminhas individuais (10cm de diâmetro) com fundo removível e asse em forno 180°C, preaquecido, por cerca de 12 minutos. Espere esfriar e reserve. 

Em uma panela, cozinhe o leite condensado com a manteiga (1/2 colher) e a calda de abacaxi, mexendo sempre, por 8 minutos. Eu coloco também no recheio um pouquinho de coco ralado, mas é opcional. Desligue e deixe esfriar um pouco. Espalhe o creme sobre as massas e cubra com o abacaxi picado. Leve à geladeira e desenforme somente depois de gelado. 

Espero que gostem. É uma receita super fácil, com poucos ingredientes e bem doce! Bora pra cozinha :)


Comentários

  1. Menina, detalhe muuuito importante. Minhas forminhas tem uns 10cm de diâmetro e rendeu umas 8 tortinhas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas