Pular para o conteúdo principal

Destaques

BOLO DE CENOURA FORMIGUEIRO (SEM GLÚTEN)

Se tem uma versão de bolo que sempre me lembra "casa de vó", é o bolo formigueiro. Um bolinho simples que nunca decepciona.  Há algum tempo estava querendo fazer esta receita que vi no Instagram da @viversemtrigo e adorei o resultado. Fiz algumas adaptações na receita original para o que eu tinha em casa e deu super certo: aumentei a quantidade de cenoura para ficar mais coradinho, troquei o óleo de coco por outro óleo vegetal, e troquei a fécula de batata por mandioca.  É um bolo super fofinho e saboroso. Tenho certeza que será sucesso por aí também. Ingredientes  4 ovos  1 e 1/2 xícara de açúcar demerara  3/4 xícara de óleo (usei de milho) 2 cenouras médias descascadas e fatiadas (aproximadamente 220g) 1/2 xícara de água 1 xícara de farinha de arroz 1/2 xícara de fécula de mandioca  1/2 xícara de polvilho doce 1/2 colher (chá) de goma xantana 1 colher (sopa) fermento em pó  1 xícara de chocolate granulado No liquidificador bata os ovos, o açúcar, a água, as cenouras e o ól

Cupcake de abacaxi com coco

Este cupcake me faz suspirar! Foi sem dúvida o melhor cupcake que já fiz. A massa é perfeita, fofinha e com sabor acentuado. A combinação de abacaxi com coco sempre agrada muito ao meu paladar, acho que foram feitos um para o outro. A cobertura de chantilly deu uma leveza e o coco e a raspinha de limão por cima deram um toque especial. 

Tive que me controlar para não comer todos de uma vez. 


Quando vi esta receita em um livro de cupcakes (Cupcakes 2 - a arte de fazer cupcakes/Ed. Larousse) que comprei recentemente não imaginei que fosse tão bom, mas por se tratar de uma das minhas combinações preferidas de sabor, resolvi tentar. Foi amor à primeira mordida! 

Ingredientes

100 g de coco ralado
60 g de manteiga em temperatura ambiente
150 g de abacaxi em cubos
240 g de açúcar
240 ml de água
1 lata de leite condensado
240 g de farinha de trigo
3 ovos
2 colheres (chá) de fermento em pó

Para cobertura

Chantilly (uso este)
coco ralado
raspas de limão siciliano (opcional, não estava na receita original mas combinou divinamente)

Em uma tigela, misture o coco com a manteiga e reserve. Ponha o abacaxi em uma panela, adicione a água e o açúcar e leve ao fogo médio. Deixe ferver até reduzir e virar uma calda. Reserve para esfriar.

Quando estiver frio, adicione o leite condensado, a farinha de trigo peneirada e os ovos previamente batidos com um pouquinho de água, conforme ensinei neste post aqui. Misture bem. Tudo isso é feito à mão, não precisa de batedeira e nem precisa bater muito.

Junte a mistura de manteiga e coco, o fermento e misture até ficar homogêneo. Divida a massa nas forminhas de cupcake, deixando sobrar cerca de um dedo da forminha sem massa. Eu sempre uso uma forma de alumínio própria para cupcakes e coloco as forminhas de papel dentro. 

Leve ao forno preaquecido, 180° C, por cerca de 20 minutos ou até que estejam assados. Retire do forno e tire os cupcakes da forma de alumínio imediatamente e deixe apenas com as forminhas de papel sobre uma grade para que esfriem. 

Bata o chantilly conforme instruções da embalagem, coloque em um saco para confeitar ou apenas coloque colheradas em cima do cupcake. Jogue coco ralado por cima e raspas de limão siciliano. Como o chantilly é sensível ao calor, caso não vá comer logo, deixe para cobrir quando for comer, ou então cubra e deixe na geladeira.

Rende aproximadamente 20 cupcakes

Bora pra cozinha!

Comentários

  1. Hummm! Deve realmente ser delicioso.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Que delicia esses cupcakes Milla!!! A cobertura então ficou linda.... adorei!!!;) Beijoos Tê

    ResponderExcluir
  3. Jesus Mila, acho que ficou de comer de joelho.
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  4. Lindos....tbém adoro essa combinação! Manda um pra cá :)
    Bjos
    Tania

    ResponderExcluir
  5. Realmente parecem ótimos...e essa combinação...é básica e certa,uma delícia!!!
    Adorei...

    Beijinhos e uma ótima semana pra vc...

    Sharon
    http://viramexeefaz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Adorei os cupcakes, irei experimentar aqui em casa pois adoro abacaxi e os seus ficaram lindos :p beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Ficou delicioso!!! Me lembrou muito
    Com o Bombocado!!! A combinação
    Do abacaxi com o coco ficou fantástico ,
    A receita me rendeu mais de 24 cupcakes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Paula, esta é sem dúvida uma das minhas massas preferidas para cupcake. Super fácil de fazer e com sabor e textura perfeitos, não é? Que bom que gostou :) beijos

      Excluir
  8. Fica muito diferente sem o coco?uma cobertura de chocolate daria certo? @.@

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vejo problemas em usar chocolate na cobertura. Acho que combina sim. Bjos

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas