Bolo de maçã e ricota

Que tal uma receitinha de bolo de ricota para o chá da tarde?

Este bolo fica fofinho e úmido, perfeito para acompanhar com um belo chá ou cafezinho. Encontrei a receita em um site americano, o food52. Na verdade, esta receita participou de um concurso no site e ganhou como melhor receita feita com ricota fresca. Como adoro qualquer tipo de queijo, incluindo a ricota, resolvi testar. Para minha sorte, ou azar, ficou boa e comi a travessa todinha de bolo. Agora compartilho com vocês para não engordar sozinha :)




Ingredientes:

125 g de manteiga em temperatura ambiente
1 xícara (chá) + 2 colheres (sopa) de açúcar
3 ovos grandes
1 e 1/4 de xícara (chá) de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 xícara (chá) de ricota fresca
raspas de limão
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 maçã sem pele e ralada
açúcar de confeiteiro e canela para polvilhar na hora de servir (opcional)

Preaqueça o forno em 200º C, e unte uma forma de bolo média com manteiga e farinha. Na batedeira, junte o açúcar e a manteiga em temperatura ambiente e bata até ficar um creme fofo e claro. Com a batedeira na velocidade mais baixa, adicione os ovos um a um. À mão, adicione a ricota, previamente amassada com um garfo para desfazer as pelotas. Junte a farinha, as raspas de limão, o sal, a maçã e o fermento em pó.

Passe a massa para a forma untada e leve ao forno para assar até que esteja dourado, aproximadamente 25/30 minutos. Na hora de servir polvilhe açúcar de confeiteiro e canela. 

Bora pra cozinha!

Todas as fotos deste blog são de minha autoria, salvo quando citada a fonte. Não autorizo a reprodução das fotos e textos sem um contato prévio para avaliação. Todas as receitas foram testadas antes de serem publicadas.

Comentários

  1. Olá passando por aqui para conhecer seu blog.
    Já estou seguindo...
    passa lá no meu.
    adoro fazer receitas dos blogs.

    beijos.

    www.boaideiadacleyde.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Mirella, fez esta receita que ficou muito saborosa, mas não consegui cortar uma fatia porque a massa ficou muito leve o que será que fiz de errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marisa! Como a ricota e a maçã são ingredientes bem úmidos, pode ter faltado um pouco de farinha. A ricota muda muito a consistência de uma marca para outra e isso pode ter dado a diferença.

      Excluir
    2. Ok, Vou refazer. Obridaga. Seu blog é uma graça PARABÉNS

      Excluir
  3. Oi bom dia amo eu blog, eu fiz porém gostaria de saber se no lugar da manteiga eu posso por óleo, e se eu posso por a maçã picada e sem casca ?
    Obrigado 😘

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas