Hamburguer caseiro

Sexta-feira meu marido inventou de comer hambúrguer e eu quase tive uma síncope quando ele disse que ia comprar aqueles projetos de carne congelada no supermercado só porque não queria me dar trabalho.

Atitude fofa, mas ninguém merece comer aquelas porcarias. Aliás, semana passada estava lendo uma reportagem sobre um teste feito para ver se o conteúdo descrito nos ingredientes realmente correspondia à realidade. Pasmem, nem as melhores marcas passaram no teste! Foi um festival de hambúrguer se dizendo 100% bovino, cheio de outras carnes misturadas. 

Depois de algumas tentativas acho que cheguei ao meu tempero perfeito para hambúrguer. Mas já aviso, é hambúrguer de gente grande! Se for fazer para crianças pegue leve nas pimentas calabresa e do reino.




Lista de ingredientes para quatro hambúrgueres:

600 g de carne moída (eu sempre uso patinho)
2 galhos de salsinha picadinhos
cebolinha picadinha
2 colheres (chá) de molho inglês
2 colheres (chá) de molho de alho (o molho de alho vende em garrafinhas, igual ao molho inglês)
1 dente de alho bem picadinho
uma boa pitada de pimenta calabresa (dessa aqui ó: foto)
záttar (tempero árabe)
cominho
mix de temperos pronto para chimichurri (tempero argentino)
pimenta do reino
1 colher (chá) de maionese
1 colher (chá) de sal e mais um pouquinho se você é chegado no sal

Todos esses temperos, o chimichurri, zattar, pimenta calabresa, são facilmente encontrados nos supermercados junto com os outros temperos de saquinhos. Não coloquei as quantidades dos temperos, mas coloquei umas duas pitadas de cada um. Vai depender do gosto pessoal. Como carne crua é meio difícil de provar, eu vou muito pelo cheiro. 

Em uma tigela, misture a carne e todos os temperos listados acima. Misture bem com as mãos até ficar tudo bem unido. Cheire a carne e sinta o perfume dos temperos, não tem coisa melhor! Com o tempo você vai aprendendo a saber se precisa de uma pitadinha de mais alguma coisa só pelo cheiro. Eu não carrego no sal, pois no sanduíche já vai muita coisa salgada, maionese, mostarda, queijo.....

Para moldar os hambúrgueres eu uso um modelador próprio para isso. Você acha em qualquer loja dessas que vendem coisas de alumínio para lanchonetes. É uma mão na roda! Ele deixa o hambúrguer bem compactado e na hora de fritar ele não encolhe tanto e fica no tamanho ideal. 

Divida a carne em quadro partes, coloque uma porção de carne sobre um pedaço de filme plastico e cubra com outro pedaço de filme para que a carne não suje ou grude no modelador.





Para fritar é só aquecer bem uma frigideira antiaderente com um pouquinho de azeite e fritar dos dois lados. O tempo vai depender do gosto de cada um. Eu gosto mal passado então deixo pouco tempo de cada lado. Quando virar a carne, coloque as fatias de queijo em cima para que elas derretam enquanto termina de fritar. Nessa hora pode até usar uma tampa pra abafar e ajudar o queijo a derreter.

Compre um bom pão de hambúrguer, taque maionese, ketchup, mostarda, tomate, alface, queijo e mande ver!! Se a fome for muita, frite um ovo e coloque no meio sem medo de ser feliz.

Dica: sabe aquele tempero chimichurri? Coloque um pouquinho em um potinho, junte azeite e vinagre para hidratar e sirva com o sanduíche. Loucura total! Muito bom!!! 

Bora pra cozinha!

Comentários

  1. ah sempre tenho vontade de fazer hamburguer acabo esquecendo de comprar o modelador... esse sanduiche está de babar.

    ResponderExcluir
  2. Ficou de comer com os olhos e adorei a receita para a carne de hamburguer.
    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Também gosto demais de hamburguer feito me casa, aqueles de mercado eu detesto. Estou precisando de um modelador desses!!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Mirella, bom, sou vegetariana, mas vou levar a receita e fazer com proteína de soja, que por sinal comprei hoje! O chimichurri vi outro dia no super, nunca experimentei, vou fazer uma estreia em sua homenagem e com sua receita.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. HUmmm olhando esta foto do hambúrguer deu fome!!!Nunca tentei fazer, mas a receita parece tão fácil que vou tentar!Bom mas como vou tentar fazer não vou comprar o modelador e vou fazer na mão mesmo...

    ResponderExcluir
  6. Yafa, dá pra fazer sem o modelador numa boa. Fica bom de qualquer jeito :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas