Molho bolonhesa

Hoje a receita é de um clássico, o molho bolonhesa. Cada um tem um jeitinho especial, um tempero diferente, enfim, existem milhares de variações deste molho mundo afora.

Eu já tive o prazer de comer o autêntico molho bolonhesa quando estive na Itália, e sinceramente, ainda não comi nada parecido em terras brasileiras. O molho original leva aipo, cenoura, vinho, pancetta, tomates, carne moída, caldo de carne e cebola. O meu é bem diferente do original, não sei nem se podemos ousar chamá-lo de bolonhesa, mas vale a intenção né? Quem sabe poderíamos chama-lo de molho bolonhesa genérico? 

Original ou genérico, é ele que me salva nos domingos de preguiça aguda. Salve a santa macarronada de todos os domingos!! Fácil, rápida e não tem quem não goste.



Ingredientes:

400g de carne moída (gosto de usar patinho)
azeite
1/2 cebola
2 dentes de alho 
1 filezinho de anchova (aliche)
orégano
pimenta síria
molho de alho
molho inglês
1 colher (sobremesa) de caldo de carne líquido
sal a gosto
1 pitada de açúcar
1 lata de tomate pelado + 2 dedos da lata de água
salsinha e cebolinha picadas

Aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho sem deixar dourar muito, só até amolecer. Junte o filézinho de aliche e mexa para que ele se desfaça. Junte a carne moída e refogue sem deixar ela passar muito, só mesmo até perder a cor vermelha. Comece a temperar com orégano, pimenta síria, molho de alho e molho inglês. As quantidades dependem muito do paladar de cada pessoa, mas geralmente uso aproximadamente uma colher de chá dos molhos de alho e inglês. Adicione o caldo de carne líquido, mas caso não tenha, use o caldo de tabletinho ou em stick. Se usar o tabletinho inteiro, talvez não precise usar o sal. 

Coloque os tomates em um recipiente e amasse com um garfo para desmanchá-los e acrescente ao molho com mais um pouquinho de água. Eu costumo colocar uma pitadinha de açúcar ou um pouco de mel para regular a acidez do molho. Tudo na panela, agora é hora de deixar o molho apurando por cerca de 15-20 minutos. Durante este tempo se necessário acrescente mais um pouco de água. No final verifique o sal e finalize com salsinha, cebolinha e um fio de azeite. 

Esta quantidade de molho dá e sobra para meio pacote de macarrão. Agora é só escolher a sua massa preferida, colocar muito molho e se for com muito parmesão ralado em cima, melhor ainda!

Bora pra cozinha!

Comentários

  1. Mirella,
    Quem resiste a um molho como esse?
    É bom demais!
    Genérico é maldade. Eu chamaria de "Molho a bolonhesa Sofisticado", pois ele merece...rsrs
    Bjinhos minha linda.

    ResponderExcluir
  2. Hummmm...adorooooo!!!Um prato desses e uma taça de vinho e não preciso de mais nada :)
    Bjos
    Tania

    ResponderExcluir
  3. Mirella, você falou tudo!
    Não há quem resita à uma boa macarronada! E para mim, não precisa ser aos domingos. Pode ser na segunda, na terça, na quarta...rs
    Amo massas, como qualquer boa descendente de Italianos!

    Amei a sua versão e não acho que seja genérica, não viu?

    Beijocas,
    Cintya Maria

    ResponderExcluir
  4. Que massinha mais deliciosa, adoro

    beijos e tudo de bom!!

    ResponderExcluir
  5. A receita perfeita pra não errar! Clássico é clássico e todo mundo gosta! E esse seu ficou muito apetitoso... isso acaba com minha dieta! =D

    bjo.

    ResponderExcluir
  6. Mirella, tenho visto usar aliche na carne para realçar o sabor. Agora lembrei, foi no Jamie Oliver fazendo hamburgeres. Vou levar tua receita. Belo prato.
    beijao

    ResponderExcluir
  7. Milla,seu molho ficou com uma cara divina e com certeza o sabor delicioso!:) Hummm Não sabia que colocar aliche na carne ia ar certo..pois, vivendo e aprendendo! Humm Dá água na boa viu! E viva a macarronada !hahaha :) Beijos! Tê

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas