Ragu de carne com polenta - panela de pressão

Hoje é dia de receita salgada. Adoro uma polenta, pode ser frita, assada, molinha, de qualquer jeito. Mas para acompanhar um ragu de carne, o melhor é uma polenta cremosa e molinha. Não vou colocar a receita da polenta aqui pois não fiz com fubá. Queria uma polenta rápida, então comprei um pacote de Polentina que fica pronta rapidinho e é só fazer de acordo com as instruções da embalagem. Mas vale dar uma incrementada com um caldo de carne, queijo parmesão....

O ragu pode ser feito com diversos tipos de carnes misturadas ou apenas com um tipo de corte. Eu particularmente gosto de usar a paleta. E geralmente a carne para ragu é cortada bem miudinha na ponta da faca e não com carne moída. Mas para esta receita eu resolvi deixar a carne em pedaços maiores. 




Vamos à lista de compras:

400 g de paleta sem osso cortada em cubinhos (eu gosto de limpar bem tirando toda a gordura aparente)
1/2 colher (sopa) de azeite
1/2 cebola picada
1 dente de alho amassado
1 folha de louro
2 tomates picados
1 stick de caldo de carne (pode ser 1 cubinho, mas prefiro o stick que não tem gordura)
1/4 de xícara (chá) de vinho tinto
2 colheres (sopa) de extrato de tomate
400 ml de água fervente

Em uma panela de pressão aqueça o azeite e doure os pedaços de carne. Junte o alho e a cebola e refogue mais um pouco. Acrescente a folha de louro, o caldo de carne e a água fervente. Se necessário acrescente mais um pouquinho de água para que cubra toda a carne. Tampe a panela e depois que pegar pressão cozinhe em fogo baixo por cerca de 30 minutos. Abra a panela, acrescente os tomates picados, o vinho e o extrato de tomate e deixe reduzir com a panela destampada por cerca de 20 minutos. 

Este ragu pode acompanhar tanto a polenta como um belo prato de massa. Porém, para servir com massas prefiro cortar a carne mais miudinha. Mas o preparo é o mesmo. 

Espero que gostem.

Bora pra cozinha!


Comentários

  1. Milla,

    Vc sabe que sou polenteira, né?! Então, só me resta dizer que ficou tudo lindo e apetitoso. ;)

    Beijo,

    Carla Maicá, do Cucina Artusiana

    ResponderExcluir
  2. Fiquei com muiiiita vontade de comer polenta com carne de panela, e a culpa agora é sua!!! =D
    Delícia!!

    bjos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas