Sopa de alho poró

Não preciso da desculpa de estar friozinho para fazer uma sopa. Mesmo no verão, por ser algo leve, acho a opção perfeita para o jantar.

O alho poro é um ingrediente que só entrou na minha vida há pouco tempo. Sempre torcia o nariz pro coitadinho mesmo sem nunca ter provado. Mas depois que me casei e comecei a me aventurar na cozinha, resolvi dar um voto de confiança, afinal ele tem propriedades que toda mulher em dieta adora, é diurético. Desde que provei pela primeira vez, caí de amores e uso em sopas, saladas, omeletes...

Tinha um alho poró dando sopa aqui na geladeira e acabou literalmente virando sopa :)


Ingredientes:

1 talo de alho poró fatiado (só a parte branca)
3 batatas grandes picadas
1 colher (sopa) de manteiga
1/2 cebola ralada
1 litro de água
1 colher (sopa) bem cheia de missô (pasta de soja)
1 colher (sobremesa) de molho inglês
creme de leite, opcional
azeite

Em uma panela aqueça a manteiga com um fio de azeite e refogue a cebola e o alho poró até que murchem. Separe uma colher ou duas deste alho poró refogado para usar como decoração do prato. 

Junte as batatas picadinhas e cubra com água, aproximadamente 1 litro. Cozinhe em fogo médio por cerca de 20 minutos ou até que as batatas estejam macias. Desligue o fogo, junte o missô e passe tudo pelo liquidificador ou mixer. Lembrando que o missô só deve ser colocado no final pois não deve ser fervido em altas temperaturas por perder suas propriedades nutricionais.

Volte tudo para a panela e acrescente o molho inglês. Se necessário acerte o sal, mas lembre-se que tanto o missô, quanto o molho inglês já são salgados. Eu, aqui em casa, ando na luta contra o sal! Cada vez mais descobre-se o quanto ele faz mal à saúde. Neste ponto, apenas aqueça a sopa, sem deixar ferver por causa do missô.

Se quiser uma sopa mais cremosa, acrescente colheradas de creme de leite e misture bem. Eu prefiro colocar na hora de servir, uma colherinha de creme de leite por cima da sopa junto com o alho poró refogado que reservamos no início. Aliás, depois de separar o alho poró que será usado para decorar, você pode ainda temperá-lo com um pouquinho de molho inglês, pimenta do reino, ou qualquer tempero de sua preferência. Esta quantidade serve até três pessoas.

Já comprou seu alho poró? Então bora pra cozinha!!

Comentários

  1. Bonito prato. Deu vontade de fazer. Ainda mais porque, quando provei pela primeira vez alho poró foi como sabor de pizza e não gostei muito não. Mas, essa sopa ficou linda e parece ser deliciosa. Quem sabe darei uma chance ao coitado do alho.

    Parabéns pelo blog, viu.

    ResponderExcluir
  2. Mirella, que delicia de prato , e sabe que mesmo sendo muito calor onde moro sempre rola uma sopinha...é bom né? Essa sua esta com uma carinha ótima.

    Vim conhecer seu blog e esto useguindo para não perder as novidades, venha conhecer o meu.

    Bjoks
    Nanda

    ResponderExcluir
  3. Adoro alho poró! Já guardei essa receita pra fazer algum dia light! =D

    bjos.

    ResponderExcluir
  4. Sopa é meu prato predileto! Adorei a receita!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Adoreeei! É muito fácil e eu adoro alho poró! Vou tentar fazer!
    =)

    Parabéns pelo blog!
    Beijos

    Ju

    ResponderExcluir
  6. Milla,

    Eu adoro essas sopinhas assim, mas de alho poró nunca fiz. Já sei que, quando o meu querido inverno voltar, tenho a sua receita.

    Um beijão,

    Carla Maicá

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas