outubro 20, 2011

Sopa de alho poró

Não preciso da desculpa de estar friozinho para fazer uma sopa. Mesmo no verão, por ser algo leve, acho a opção perfeita para o jantar.

O alho poro é um ingrediente que só entrou na minha vida há pouco tempo. Sempre torcia o nariz pro coitadinho mesmo sem nunca ter provado. Mas depois que me casei e comecei a me aventurar na cozinha, resolvi dar um voto de confiança, afinal ele tem propriedades que toda mulher em dieta adora, é diurético. Desde que provei pela primeira vez, caí de amores e uso em sopas, saladas, omeletes...

Tinha um alho poró dando sopa aqui na geladeira e acabou literalmente virando sopa :)


Ingredientes:

1 talo de alho poró fatiado (só a parte branca)
3 batatas grandes picadas
1 colher (sopa) de manteiga
1/2 cebola ralada
1 litro de água
1 colher (sopa) bem cheia de missô (pasta de soja)
1 colher (sobremesa) de molho inglês
creme de leite, opcional
azeite

Em uma panela aqueça a manteiga com um fio de azeite e refogue a cebola e o alho poró até que murchem. Separe uma colher ou duas deste alho poró refogado para usar como decoração do prato. 

Junte as batatas picadinhas e cubra com água, aproximadamente 1 litro. Cozinhe em fogo médio por cerca de 20 minutos ou até que as batatas estejam macias. Desligue o fogo, junte o missô e passe tudo pelo liquidificador ou mixer. Lembrando que o missô só deve ser colocado no final pois não deve ser fervido em altas temperaturas por perder suas propriedades nutricionais.

Volte tudo para a panela e acrescente o molho inglês. Se necessário acerte o sal, mas lembre-se que tanto o missô, quanto o molho inglês já são salgados. Eu, aqui em casa, ando na luta contra o sal! Cada vez mais descobre-se o quanto ele faz mal à saúde. Neste ponto, apenas aqueça a sopa, sem deixar ferver por causa do missô.

Se quiser uma sopa mais cremosa, acrescente colheradas de creme de leite e misture bem. Eu prefiro colocar na hora de servir, uma colherinha de creme de leite por cima da sopa junto com o alho poró refogado que reservamos no início. Aliás, depois de separar o alho poró que será usado para decorar, você pode ainda temperá-lo com um pouquinho de molho inglês, pimenta do reino, ou qualquer tempero de sua preferência. Esta quantidade serve até três pessoas.

Já comprou seu alho poró? Então bora pra cozinha!!

6 comentários:

  1. Bonito prato. Deu vontade de fazer. Ainda mais porque, quando provei pela primeira vez alho poró foi como sabor de pizza e não gostei muito não. Mas, essa sopa ficou linda e parece ser deliciosa. Quem sabe darei uma chance ao coitado do alho.

    Parabéns pelo blog, viu.

    ResponderExcluir
  2. Mirella, que delicia de prato , e sabe que mesmo sendo muito calor onde moro sempre rola uma sopinha...é bom né? Essa sua esta com uma carinha ótima.

    Vim conhecer seu blog e esto useguindo para não perder as novidades, venha conhecer o meu.

    Bjoks
    Nanda

    ResponderExcluir
  3. Adoro alho poró! Já guardei essa receita pra fazer algum dia light! =D

    bjos.

    ResponderExcluir
  4. Sopa é meu prato predileto! Adorei a receita!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Adoreeei! É muito fácil e eu adoro alho poró! Vou tentar fazer!
    =)

    Parabéns pelo blog!
    Beijos

    Ju

    ResponderExcluir
  6. Milla,

    Eu adoro essas sopinhas assim, mas de alho poró nunca fiz. Já sei que, quando o meu querido inverno voltar, tenho a sua receita.

    Um beijão,

    Carla Maicá

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...