Bolo de tâmaras e nozes

Seu filho não come cebola? Faz cara feia pro pimentão? Não quer nem saber de damasco seco e tâmaras?

Acabaram-se os seus problemas. Manda ele fazer um blog!! Sim minha gente, funciona. Se funcionou comigo que tinha estes ingredientes como inimigos número um...vai funcionar com qualquer um. Nada como ir para cozinha, descobrir novos aromas, sabores e se apaixonar com as novas descobertas. E foi assim que descobri as tâmaras.

Outro dia estava visitando o blog Delicious by comfort food, da querida Ana Paula, e me deparei com esta receita maravilhosa de bolo de tâmaras e nozes. De cara já coloquei na minha lista de receitas para fazer, e esta semana ela saiu do papel direto pra minha barriga rssss. 


Recomendo esta receita com louvor! É boa demais e perfeita para um chá da tarde. 

Ingredientes:

200g de tâmaras secas sem caroço, picadas
30g de manteiga sem sal
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
240ml de água fervente
140g de açúcar mascavo 
2 ovos 
280g de farinha de trigo - aprox. 2 xícaras (chá) + duas colheres (sopa)
2 colheres (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de canela em pó
1/2 colher (chá) de cravo em pó
noz moscada a gosto
1 pitada de sal
115g de nozes picadas

Coloque em um recipiente as tâmaras, a manteiga e o bicarbonato de sódio e acrescente a água fervente. Mexa até que a margarina esteja completamente dissolvida e reserve para ir esfriando.

Enquanto isso, bata bem o açúcar com os ovos. Acrescente à mistura de tâmaras já fria, misture e em seguida vá adicionando a farinha, o sal, o fermento, o cravo, a canela e a noz moscada, tudo peneirado. Por último acrescente as nozes. Tudo isso pode ser feito à mão, não precisa de batedeira.

Preaqueça o forno a 180°C e unte uma forma de 20cm de diâmetro com buraco no meio e forre o fundo com papel manteiga. Segundo a Ana Paula do blog que peguei a receita, na original dizia que o bolo deveria assar por cerca de 1 horas e 15 minutos, mas o dela ficou pronto em 50 minutos. Já o meu, ficou pronto em 30 minutos! Eis a prova de que cada forno tem vida própria. Nunca sigam à risca o tempo indicado em uma receita sem ficar de olho no seu forno. Quando inserir um palito e ele sair limpo é porque está pronto. Deixe o bolo esfriar sobre uma grade.

No dia seguinte fica ainda melhor! Segundo a Ana, pode guardar em um pote fechado por até 5 dias, mas duvido que sobre algo depois do segundo dia...

Bora pra cozinha!

Comentários

  1. Que bolo lindo! Fiquei morrendo de vontade! Parabéns para ti e para Ana! Bjs, Ju

    ResponderExcluir
  2. Mi...que lindo que ficou! Fiquei feliz por teres "comido e gostado"! Acho que vou mandar o meu filho fazer um blog, também! Um beijão!

    ResponderExcluir
  3. KKKKK!!!!

    Gostei da sua sugestão pra quem não come nada...kkkk...muito boa!

    Já eu tenho o problema inverso, gosto de tudo, esse bolo por exemplo, que delícia! Tem tudo que eu adoro, e tá lindão!!!

    Parabéns pra vocês, adorei!!!

    ResponderExcluir
  4. Maravilha de bolo! Acho que você fez primorosamente, a Ana deve tá orgulhosa :)
    Vim conhecer sua cozinha, vi seu presente para a Carla Maicá e vim saber quem é a retada que manda pimentas de presenta hehe
    Adorei o blog, cheio de coisas gostosas :P
    Um abraço,
    Queila

    ResponderExcluir
  5. Oi Mirella,
    Lindo bolo!!! Adoro bolo para tomar com chá!Tâmara e nozes deve ficar tudo de bom! Vou anotar na minha lista tbém ;)
    Bjos
    Tania

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas