Charlotte de coco - Sabor de infância

Sei que o dia das crianças já passou, mas as férias escolares nos remetem à infância. Nesta época as crianças estão em casa e loucas para comer aquela sobremesa favorita que só a mamãe, ou a vovó, sabem fazer.

Neste clima, mais uma vez me reuni com amigos blogueiros para postar receitas especiais que viajaram no tempo diretamente da nossa infância. 


No meu caso, resolvi postar uma receita de charlotte de coco que minha mãe fazia e eu amava! É uma receita bem simples. Existem infinitas versões de charlotte mundo afora, mas a tradicional basicamente se resume em uma camada de biscoitos champagne por fora e dentro um creme à base de gelatina. Há versões que ao invés de bolacha usam pão ou bolo e para o creme também pode se utilizar uma mousse ou pudim. 

Pra simplificar bem a coisa minha mãe pulava logo a parte dos biscoitos e fazia só o creme, que venhamos e convenhamos, é a parte mais gostosa. Só tive uma surpresa, quando comprei a gelatina de tutti frutti não percebi que ela era azul e acabei ganhando uma charlotte smurfética. Diferente do que a minha mãe fazia, que era rosa, mas não menos saboroso. E até que ficou simpático.

Ingredientes:

1 pacote de gelatina tutti frutti
1 xícara (chá) de água fervente
1/2 xícara (chá) de leite em pó
1/2 xícara (chá) de água fria
1/2 xícara (chá) de açúcar
1 vidro de leite de coco
Coco ralado para enfeitar (eu usei o queimado)

Dissolva a gelatina na água fervente e reserve. Bata no liquidificador o leite e pó, a água fria e o açúcar. Junte a gelatina dissolvida, o leite de coco e bata bem. Coloque em uma forma pequena levemente untada com óleo caso queira desenformar depois.


Esta de vermelho ao lado da Charlotte sou eu. Para ver as outras receitas com sabor de infância feita por essas crianças fofas que aparecem na foto e saber quem é quem, acessem os links abaixo:

Ricardo Nominando - Blog Fette di Amore: Mingau

Bora pra cozinha!



Comentários

  1. Mirella, a minha mãe fazia essa receita com a gelatina de morango. É uma delicia mesmo...de fato é sabor da infância!
    Que bonequinha vc na foto :)
    Bjos
    Tania

    ResponderExcluir
  2. Ficou muito interessante! E criança adora doces e salgados coloridos!
    A receita é ótima!
    :o)

    ResponderExcluir
  3. Milla, não esquenta com a cor. Afinal, os Smurfs também lembram a infância, não lembram? É até uma coisa a mais pra você se orgulhar. hehehehe

    ResponderExcluir
  4. Milla adorei sua charlotte azul! ;) Ficou linda, igual a boneca loirinha da foto! Adorei nossa postagem coletiva!! Beijos Tê

    ResponderExcluir
  5. Mirella essa sua charlote entrou pra minha lista do 'tenhoquefazer' - amo côco.
    E essa coisa toda azul deu um ar super divertido, aposto que as crianças iriam adorar!
    Sempre bonitas nossas postagens coletivas, adoro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Mirella, adorei a charlote azulzinha. Azul é cor que acalma, deve ser bom para dar às crianças de férias, rss. Minha sogra faz algo muito parecido que chama de manjar alemão (?). Não me pergunte o que o coco tem a ver com a Alemanha, rs. Ótima receita, memórias valiosas :-) Um beijo.

    ResponderExcluir
  7. eu sou a alice minha mãe vez e uma delicia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas