Extrato de baunilha caseiro

Sempre fui uma apaixonada pela baunilha e seu aroma inigualável. Infelizmente, no Brasil é mais comum encontrar a essência artificial de baunilha, aquela que encontramos facilmente nos supermercados e que da baunilha natural não tem nada. 

Para ter um extrato de baunilha natural de qualidade é preciso trazer de fora ou desembolsar uma boa grana em alguns poucos lugares que importam estes produtos. 

Há algum tempo, passeando pelo blog Cozinha Perfumada da minha amiga Tereza, encontrei um post ensinando a fazer extrato de baunilha caseiro. Fiquei maravilhada e fui correndo comprar favas de baunilha para ter finalmente um extrato de baunilha pra chamar de meu.


Lembram do meu post sobre reutilização de garrafas de vidro? Pois é, uma hora sempre aparece uma utilidade para os vidros guardados. Este que utilizei para o extrato de baunilha era um vidro de óleo de linhaça que lavei bem, esterilizei em água fervente por 15 minutos e deixei secar sobre um pano limpo.

Depois do vidro completamente seco, fiz um corte em três favas de baunilha no sentido do comprimento e coloquei dentro do vidro. Depois é só completar com vodka. 

Para três favas, você precisará de 250ml de vodka ou álcool de cereais. Feche bem o vidro e deixe descansar por cerca de dois meses em um armário ao abrigo da luz. De vez em quando é bom dar umas agitadas no vidro. Com o tempo ele vai ganhando cor e ficando mais escuro. Este meu da foto estava no segundo dia e já tinha uma corzinha.

Conforme for utilizando é só completar com mais vodka e trocar as favas se começar a perder o aroma.

Bora pra cozinha!

Comentários

  1. Ai que delícia,

    adoro o aroma da baunilha...tenho certeza que ficou fantástico, além da beleza do vidro né?

    Abraço pra você,
    Muito bom ano!

    ResponderExcluir
  2. Olá Mirella, com certeza o extrato preparado assim tem mais sabor, além do que o prazer em usar um produto feito pela gente é recompensador, vou testar.
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas