Pular para o conteúdo principal

Destaques

BOLO DE CENOURA FORMIGUEIRO (SEM GLÚTEN)

Se tem uma versão de bolo que sempre me lembra "casa de vó", é o bolo formigueiro. Um bolinho simples que nunca decepciona.  Há algum tempo estava querendo fazer esta receita que vi no Instagram da @viversemtrigo e adorei o resultado. Fiz algumas adaptações na receita original para o que eu tinha em casa e deu super certo: aumentei a quantidade de cenoura para ficar mais coradinho, troquei o óleo de coco por outro óleo vegetal, e troquei a fécula de batata por mandioca.  É um bolo super fofinho e saboroso. Tenho certeza que será sucesso por aí também. Ingredientes  4 ovos  1 e 1/2 xícara de açúcar demerara  3/4 xícara de óleo (usei de milho) 2 cenouras médias descascadas e fatiadas (aproximadamente 220g) 1/2 xícara de água 1 xícara de farinha de arroz 1/2 xícara de fécula de mandioca  1/2 xícara de polvilho doce 1/2 colher (chá) de goma xantana 1 colher (sopa) fermento em pó  1 xícara de chocolate granulado No liquidificador bata os ovos, o açúcar, a água, as cenouras e o ól

Torta de ricota com base de granola

Desde que postei aqui a receita da terrine de frutas, estava com vontade de usar o creme de ricota para fazer alguma outra coisa. Na realidade, o que me veio em mente foi fazer uma torta usando o tal creme, mas ainda não havia decidido como seria a base.

Outro dia, a querida Amanda do blog Ninhada Carioca compartilhou comigo uma receita de cheesecake de morango com a base feita de granola. Achei super interessante o lance da granola como base de torta e resolvi testar com o meu creme de ricota. Eis o resultado:




Uma sobremesa simples e fácil de fazer. Eu servi com alguns mirtilos, mas acho que vai muito bem com alguma calda de frutas mais azedinha para contrastar com o doce da torta.

Base:

1 pacote de 250g de granola
50g de manteiga

Recheio:

1 envelope de gelatina em pó sem sabor
250g de ricota fresca
1 lata de creme de leite
1 lata de leite condensado

Para fazer a base, triture levemente a granola no liquidificador, só para ela ficar bem soltinha e depois misture com a manteiga e forre o fundo e as laterais de uma forma com 22cm de diâmetro que possa ir ao forno. 

Preaqueça o forno a 180°, asse a base de granola por cerca de 7 minutos e reserve para esfriar.

Dissolva a gelatina em pó em cinco colheres de sopa de água e leve ao microondas por cerca de quinze segundos para amolecer. Leve ao liquidificador a gelatina dissolvida, a ricota, o creme de leite, o leite condensado e bata até ficar homogêneo. Despeje sobre a base de granola já fria e leve à geladeira. Sirva depois que estiver bem firme.

Bora pra cozinha!

Comentários

  1. Milla que delicia essa torta de ricota!!Adoro aquele creme e não havia pensado em fazer uma torta com ele e adorei a sugestão! Ficou lindona com a granola !!HUmmm adoro mirtilos! Um feliz 2012 com muitas alegrias, saúde e sucesso pra vc !! Adorei lhe conhecer nesse ano! ;) Beijos!! Tê

    ResponderExcluir
  2. Que rica essa torta!!
    Estou chegando para desejar um ano de muitas gostosuras, como essa e emoção, porque sem ela o mundo fica como água, incolor, insípida, inodora...rs!
    Brincadeiras à parte, tenha um ótimo 2012!
    Bjs.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas