Capeletti ao molho branco com cogumelos e brócolis

O molho branco tradicional é sempre uma boa opção para aquela massa que todo brasileiro curte nos finais de semana. Mas ele sozinho não é lá muito apetitoso, por isso é preciso incrementar com outros ingredientes. E nisso ele é versátil, pois combina com muitos outros ingredientes.

Uma das versões que faço e adoro é esta com mix de cogumelos e brócolis. Fica fantástica!


Nesta foto eu havia feito para servir com capeletti, mas você pode servir com qualquer massa de sua preferência. Quanto aos cogumelos, use o que você tiver disponível no supermercado mais próximo. Pode ser shitake, shimeji, paris, funghi, qualquer um. Geralmente eu uso pelo menos dois tipos de cogumelos, mas se quiser pode colocar mais variedades, fica muito bom.

Ingredientes (para 2 ou 3 pessoas):

1/2 xícara (chá) de cogumelos shitake seco picados (hidratado por 30 minutos em água morna)
1/2 bandejinha de cogumelos paris picados (antes de usar ferva por 5 minutos em água com limão)
1/2 vidro de champignon em conserva picados 
5 buquês de brócolis congelados picados (cozinhe em água fervente até amolecer)
4 colheres (sopa) de shoyu
1/2 colher (sopa) de manteiga
azeite
salsinha a gosto
sal

Para o molho branco:
1/2 cebola ralada
1 colher (sopa) bem cheia de manteiga
1 colher (sopa) bem cheia de farinha de trigo
1/2 litro de leite
1 xícara (chá) de queijo meia cura ralado
pimenta do reino, sal e noz moscada a gosto

Em uma panela, aqueça a manteiga com um fio de azeite e junte os cogumelos picados. Sempre coloque os mais duros primeiro. O champignon em conserva pode deixar por último pois já é bem macio. Refogue até que estejam al dente. Junte o shoyu, o brócoli picadinho, a salsinha picada e refogue mais um pouco. Se necessário acrescente mais shoyu, caso seque demais. Acrescente sal a gosto, desligue o fogo e reserve.

Para fazer um molho branco sem erro, acho fundamental ter um fuê. Para começar coloque a manteiga para derreter em uma panela no fogo baixo e refogue rapidamente a cebola. Junte a farinha e mexa sem parar por uns 3 minutos. Dependendo da sua 'colherada' de manteiga pode ser que a mistura vire uma massinha, é isso mesmo, você vai apertando, mexendo e cozinhando a farinha. Tire a panela do fogo e acrescente o leite aos poucos e mexendo com o fuê sem parar. Parece que vai empelotar tudo, mas colocando o leite aos poucos e misturando bem a cada adição, não tem erro. Acrescentado o leite, volte a panela para o fogo e fique mexendo até engrossar. Quando começar a engrossar você pode adicionar o queijo meia cura ralado ou qualquer outro queijo da sua preferência. Prove o molho e veja como está de sal, o que vai depender do queijo que você usou. Tempere com pimenta do reino e noz moscada.

Junte o mix de cogumelos e brócolis ao molho branco e sirva com a massa de sua preferência. Eu gosto de servir com parpadelli e para esta quantidade de molho uso meio pacote de massa. Se quiser pode também colocar um pouco de queijo parmesão ralado na hora de servir.

Bora pra cozinha!

Comentários

  1. Nunca experimentei molho branco com massa mas deve ficar realmente bom, tenho de fazer que cá em casa adoram massa..beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Eu não posso nem olhar pra esses capelettis...é muito amor por eles, pelos cogumelos, brócolis e molho branco.
    Acho que essa foi a primeira foto que vi no seu perfil do Face e sempre ficava pensando: quando será que ela vai publicar a receita?
    Bjs amiga,
    Sara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Receita publicada, e se soubesse que você tinha esta paixão louca teria feito uma dedicatória rsss

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas