Salada de batatas com carpaccio de salmão

"A melhor salada de batatas do mundo". Não, não é uma afirmação minha. Quem disse isso foi o Jamie Oliver e eu resolvi pagar pra ver. E não é que ele tinha razão? Fiz tudo do jeitinho que ele mandou e realmente foi a melhor salada de batatas que já comi. 

Segundo Jamie, o segredo para uma boa salada de batatas é temperá-la ainda quente, pois assim ela irá absorver todos os sabores com mais eficiência. Fato! Esta é uma dica que levarei para sempre.

No programa ele serviu as batatas acompanhadas de salmão defumado, mas caso não goste ou não coma carne, faça ao menos a salada de batatas, garanto que você não irá se arrepender. Você pode servir, por exemplo, com uma bela salada de folhas.



Ingredientes:

2 ou 3 batatas grandes
1 prato de salmão defumado ou carpaccio de salmão

Molho para as batatas:
raspas de 1/2 limão siciliano
suco de 1/2 limão siciliano
sal a gosto
pimenta do reino a gosto
1 colher (sopa) cheia de alcaparras
vinagre (só um pouquinho)
azeite (coloque pelo menos o dobro da quantidade que colocou de suco de limão)
dill (usei tomilho)

Molho de iogurte:
1/2 pote de iogurte natural
gotas de limão
molho inglês
sal

Ferva uma panela com água e sal e cozinhe as batatas descascadas e cortadas em pedaços pequenos até que estejam macias, mas sem deixar desmanchar. Se cozinhar muito elas desmancham na hora de misturar com o molho.

Em uma saladeira grande coloque todos os ingredientes do molho das batatas e misture bem. Escorra as batatas e junte ao molho ainda quente e misture bem até envolver todas as batatas.

Faça um molho com o iogurte, temperando com sal, limão e uma pitadinha de molho inglês. O Jamie usou raiz forte, mas não sou muito fã, por isso substituí por molho inglês.

Outra coisa que mudei foi o salmão. O Jamie usou o salmão defumado, mas eu queria algo mais suave no sabor e usei o carpaccio de salmão. Distribua o salmão em um prato ou travessa, arrume as batatas por cima, regue com o molho de iogurte e sirva.

Bora pra cozinha!

Comentários

  1. ai que delícia e ficou lindo o prato beijos

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito de salada de batatas, e realmente temperá-las ainda quente faz muita diferença.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Mirella, muito legal a dica de temperar as batatas ainda quentes, já fazia isso, mas na pressa mesmo, sem conhecimento de causa, rs. Nota 10 para a troca pelo carpaccio de salmão, também achei mais levinho :-) A apresentação do prato ficou bem bonita! Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adri, eu até gosto de salmão defumado, mas ele tem muito sal, então evito. O carpaccio é bem mais leve, mas não menos saboroso, então é uma boa troca né? rss beijão

      Excluir
  4. Também tempero as batatas ainda quentes pois o sabor não tem nada a ver como quando tempero com as batatas frias..A ideia com salmão é muito boa pois gosto bastante de salmão fumado e o seu prato ficou com óptima apresentação..beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Achei bem interessante o seu blog!

    Meu nome é Alexandre, sou redator e fotógrafo do Selo Reserva, novo site voltado para o mercado de enogastronomia. Estamos nos preparando para lançar a versão Beta e acredito que você gostará do conceito. Neste primeiro momento disponibilizamos uma página virtual de apresentação: http://www.seloreserva.com.br/

    Se puder, não deixe de acompanhar nossas atualizações na rede social - facebook.com/seloreserva

    Vamos manter contatos,
    Att.
    Alexandre Sobral R. Horta
    alexandre.horta@seloreserva.com.br

    ResponderExcluir
  6. Se o Oliver falou tá falado! Se vc aprovou tá aprovado! :)
    Fiquei com vontade! Quero experimentar!!!
    Bjos
    Tania

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas